>
 

A Arma Efetiva de Oração 13

Número 13 - O Suprimento Diário

 

                "... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje..." (Mateus 6:11)

            A diferença entre as orações da maioria dos cristãos e este modelo de oração que Jesus apresentou em resposta ao pedido dos discípulos é realmente notável. Digo isto à vista do fato que a parte de petição para necessidades pessoais da maioria de cristãos ocupa a maior parte de suas orações, enquanto neste modelo apresentado na Oração Dominical contém muito pouca petição. Por quê?

            Em primeiro lugar a tendência é de esquecer o que Deus já fez e assim ignorar o fato que devemos a Ele muito e profundo agradecimento, louvar e adoração por Sua divina providência; e normalmente sem pedir. É importante lembrar que Deus conhece as nossas necessidades até antes de pedir. "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais." (Mateus 6:7-8) Como é que Deus não poderia conhecer nossas necessidades quando Ele é onisciente, isto é, que conhece todas as coisas sem a necessidade que alguém lhe exponha.

            O segundo ponto é igualmente importante lembrar, e isto é que Deus é nosso Pai Celestial. Pai! Pai cuidadoso! Amado leitor, seja você pai ou mãe, sabe muito bem da maneira que conhece seus filhos. Quando eles se levantam pela manhã, você pode ver pela fisionomia deles se estão bem ou não. Ninguém precisa lhe dizer quando eles necessitam de roupas novas ou sapatos novos, pois pode ver o desgaste, rasgos, furos e etc. Você, como um que cuida de filhos, sabe que necessitam de pelo menos três refeições adequadas por dia para manter a boa saúde deles. Por fim, você tem condições por ser um pai ou mãe que providencia as necessidades dos filhos sob seus cuidados, se eles têm ou não alguma necessidade.

            Quanto mais Deus há de conhecer as necessidades de seus filhos se é que eles procuram viver suas vidas perto Dele e em comunhão constante com Ele. Nisto reconhecemos a importância de viver em constante atitude de agradecimento. "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Tessalonicenses 5:18) Digo que Deus jamais deixará de atender às necessidades de um dos Seus filhos se é que este vive constantemente em atitude de agradecimento, louvor e adoração.

            Onde é que Deus habita? "Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel." (Salmos 22:3) "Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores." (Isaias 42:10)

            Se você viver em união familiar com seu Criador, Deus, Salvador e Rei; que na realidade é seu Pai, pode ficar ciente de que suas necessidades são conhecidas e que serão providenciadas divinamente por quem lhe ama como só um Pai de verdade pode amar.

Philip D. Walmer