>
 

A Bênção de Conhecer a Palavra de Deus

 

            "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:1-2)

            Minha esposa chegou à época da vida em que tem que fazer nova prova escrita para poder renovar a carteira de habilitação para operar um automóvel. Ela foi fazer a prova por volta da data do seu aniversário e acabou por responder erradamente três questões sendo obrigada esperar um mês para refazer a prova. Durante este mês ela fez as provas simuladas no computador pelo menos umas quinze vezes. Hoje ela fez a prova novamente e não faltou de responder todas as questões corretamente.

            Fico pensando acerca de nossa vida, que na melhor hipótese é curta. Alguns têm mais anos para viver, e outros têm menos. O mais importante ocupação desta vida deve de ser a preparação para eternidade. O triste é que a grande maioria das pessoas não se preocupa com isso. De repente, sem aviso prévio e sem qualquer alerta, chega o final da vida. Aí há de soar as palavras de tom de desespero: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." (Jeremias 8:20) Para quem entende ao menos um pouco da Palavra de Deus, o remorso por ter vivida uma vida só de prazeres carnais, de ter desprezado a Palavra de Deus e os ministros escolhidos por Ele para anunciar a verdade acerca da vida, há de ser enorme. A verdade é que a vida é uma só. Não haverá possibilidade de repetir a prova ou de fazer uma revisão. "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27) Não há reencarnação, nem uma segunda chance. Não haverá um jeitinho para entrar na Cidade Celestial, pois há de ser somente pelo caminho que Deus estabeleceu. "Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. (Mateus 22:11:14)

            Esta madrugada eu acordei cedo e tive o luxo de ficar um pouco mais na cama. Comecei a meditar na Palavra de Deus. Aí pensei acerca daquelas pessoas que por desleixo não têm um bom conhecimento das Sagradas Escrituras. Eu me senti "bem-aventurado", pois pude comparar minha vida com os requerimentos que se encontram na Bíblia, pois desde a minha infância comecei a conhecê-la, sendo que meus pais insistiram a ter devoções familiares diariamente. Vejo que eles cumpriram seu dever de acordo com Deuteronômio 6:6-7: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te."

            Este padrão me deu um amor e apreciação pela Palavra de Deus que tem me segurado ao longo destes anos e me levou aos estudos mais profundos, de modo que seja possível hoje meditar na Palavra de dia e de noite e em qualquer lugar que eu esteja. Autoridades podem remover minhas Bíblias, mas jamais podem retirar o que está guardado no meu coração. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

Philip D. Walmer