>
 

A Arma Efetiva de Oração 14

Número 14 - O Perdão

 

            "... perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores..." (Mateus 6:12) [As nossas dívidas é uma expressão comumente usada na cultura hebraica com o significado de culpas ou pecados cometidos.]

            De todas as partes desta Oração Dominical para contemplar e dizer com sinceridade, esta é sem dúvida alguma a mais difícil. Perdoar não é algo que é facilmente feito, pois a natureza carnal sempre quer guardar os rancores e sentimentos de ira e magoas. No entanto, é algo que Deus requer de todos. Há vezes que muita oração precisa ser feita para chegar ao ponto de poder realmente perdoar. A suma importância e razão de perdoar são delineadas por Jesus nos versículos 14 e 15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Eu quero ser perdoado pelas ofensas que porventura cometi contra Deus, portanto, para receber o perdão Dele eu sou obrigado perdoar os homens. A parábola de Jesus que segue é muito esclarecedora, e feriu profundamente os preceitos pelos quais aquela gente agia. Na realidade, Jesus trouxe um novo ensinamento de como os seus seguidores deveriam viver e agir.

            Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor." O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. 

            O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!" Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo." Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. 

            Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: "Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você."

            O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.

             E Jesus terminou, dizendo: "É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão." (Mateus 18:23-35 NTLH)

            Creio que mais comentários não são necessários, pois Jesus ensinou esta doutrina com muita clareza. Se Deus lhe perdoou todas as suas ofensas contra Ele, todos os seus delitos e pecados, você deve perdoar os seres humanos que contra você cometem ofensas (delitos, pecados e etc.). Caso não fizer, Deus não lhe perdoará suas ofensas futuras contra Ele e Suas leis. Lembra-se que sua salvação eterna depende de suas ações neste sentido.

            Que você por meio da oração chegar ao ponto para poder perdoar todos de todas as suas ofensas e assim receber o perdão de Deus e a liberdade de ser verdadeiramente perdoado!

Philip D. Walmer