>
 

A Arma Efetiva de Oração 15c

Número 15c - A Tentação

 

            "... e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal..." (Mateus 6:13)

            É interessante como as pessoas do mundo que praticam todo tipo de pecado e desvio dos preceitos de Deus se acham livres; livres para praticar e fazer o que elas bem entendem. Mas, a realidade é que elas estão em uma prisão, presas aos seus vícios e maus hábitos. Isto é ainda mais a verdade quando se trata do uso de tabaco, bebidas alcoólicas e ainda mais quando se trata de drogas ilícitas, e não poucas vezes as receitadas também.

            A liberdade real e o que as pessoas realmente querem não se acha no mundo, mas em Deus. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36) Os que são de verdade livres são aqueles que foram libertados da escravidão do pecado. "Do mal" do texto acima poderia ser traduzido também "do maligno", isto é, do diabo. O alvo do diabo é de prender todo mundo à escravidão do pecado, e ele tem conseguido alcançar seu alvo na maior parte das pessoas que vivem no mundo. Pensa bem, estes que estão presos nos seus pecados estão destinados a um futuro sem Deus e à punicão dos iníquos. "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6:16-18)

            "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." (Gálatas 5:1 e 13)

            A capacidade de Deus para nos livrar das tentações e ciladas do diabo é absolutamente ilimitada. "... é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo..." (II Pedro 2:9) Noé habitava no meio de um povo que tinha abandonado a Deus e seus princípios. Deus viu esta família justa e providenciou um meio para sua salvação. Não esquece de que não foi a graça que salvou estas oito pessoas, contudo a sua obediência às ordens de Deus em relação a edificação da arca. "... não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios..." (II Pedro 2:5) Ele não foi apenas um homem que vivia a justiça de Deus, mas era pregador da mesma, e assim chamou a atenção de Deus quando foi decretada a destruição do mundo.

            A Bíblia chama Ló de homem justo apesar dele e sua família habitar nas cidades mais corruptas do mundo da época. A Biblia diz que ele afligia sua alma justa diariamente. "... livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)..." (II Pedro 2:7-8) O segredo no caso de Noé e Ló que eles jamais aceitaram a iniquidade que foi praticada em volta deles. E, você, está tranquilo com a fossa de pecado e degração que lhe cerca, ou está bem incomodado ou como Ló afligido com tudo isto. Sua atitude determinará a sua salvação como nos casos de Ló e Noé.

Philip D. Walmer