>
 

Nojo!

 

            Recentemente fui ao quintal da minha residência a fim de cortar a grama. Estava juntando coisas para deixar a área livre e notei que nosso cachorro grande tinha comido grama vomitado. Sendo que tinha um sol quente, cogitei deixar o vômito um pouco mais a fim secar para poder juntá-lo depois. Quando fui fazer a limpeza, notei que o vômito não estava mais, pois o cão tinha voltado para comer exatamente o que lhe fez doente antes. O ser humano se sente repudiado diante deste cenário que para o cão é natural e faz parte da sua natureza. Contudo o ser humano não é cão e tampouco porco, pelo menos na vida natural.

            Pedro, escrevendo nesta segunda carta geral às igrejas faz uma comparação entre estes animais e seres humanos no seu comportamento em relação ao pecado: "Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal." (II Pedro 2:22)

            A igreja cristã (eu uso o termo para incluir todos que se autodominam como cristãos) tem se desviado dos princípios básicos da Palavra de Deus. O Apóstolo Pedro no segundo capítulo da sua segunda carta geral, isto é, para os cristãos de todos os lugares, previu estes dias e escreveu com grande preocupação acerca do futuro da Igreja de Jesus Cristo. Judas, na sua carta geral expressou a mesma preocupação.

            A verdade é que a grande maioria que hoje se autodenomina como cristã não adere mais às doutrinas básicas da Palavra de Deus. Recentemente foi publicado nos EUA os resultados de uma pesquisa que descobriu que a maioria de Cristãos aprova a união formal (casamento) entre pessoas do mesmo sexo. Não tenho como verificar este dado, contudo, se apenas uma pequena minoria que se chama cristã adota esta atitude é assustador. O mais assustador de tudo é que adúlteros, lésbicas, homossexuais estão sendo descobertos em maior número entre apostólicos também e não infrequentemente entre as lideranças.

            Veja bem, eu tenho escrito várias vezes acerca da ideia errônea da Graça de Deus. Os ensinamentos de muitos é que a graça de Deus há de encobrir todos os deslizes, pecados e transgressões das leis Dele. Perdoe-me ser franco, mas isto não é a verdade. Estas coisas são perdoadas somente mediante o arrependimento. O arrependimento verdadeiro engloba a confissão e a determinação de não voltar praticar as mesmas coisas novamente. Veja as palavras de Jesus: "Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior." (João 5:14) "Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais." (João 8:11)

            O problema de hoje é que o povo por ser condicionado à vida de prazeres está acreditando no ensinamento errôneo em relação a Graça de Deus. De modo que está voltando aos atos de imoralidade, o uso de tabaco, drogas e outros produtos que contaminam o que deve de ser o templo do Espírito Santo. Em outras palavras, como o cão está voltando àquilo do qual foi liberto, tornando se presos novamente das coisas que há de impedir sua entrada na Cidade Celestial.

            Que nojo dá para ver pessoas praticando justamente as coisas das quais foram libertas pelas orações de muitas pessoas, bem como as inúmeras horas que pessoas passaram intercedendo diante o trono de Deus a favor delas. Não esquece de que a Graça de Deus foi necessária para avisar Noé do juízo iminente de Deus, mas foi a sua obediência às ordens de Deus que o salvou. Não seja um cão nojento que volta ao seu vômito.

Philip D. Walmer