>
 

Todos os Seres Humanos São Filhos de Deus? 2

Número 2

 

                A declaração ao qual me referi ontem, feito por um internauta sem um bom conhecimento bíblico, provocou a pergunta que é o título deste artigo e o artigo anterior. Como sempre, volto à Palavra de Deus para recolher Dela a verdade e as respostas para elucidar o que Deus realmente transmitiu aos seres humanos. Outra autoridade não existe e se torna claro que é impossível confiar nos homens falhos que têm ideias e respostas diferentes; que nem sempre (quem sabe raramente) concordam com a Palavra de Deus.

            Desde que Adão e Eva, os primeiros seres humanos, criados por Deus em perfeição absoluta pecaram, o pecado entrou no mundo. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Romanos 5:12)

            O pecado não foi isolado ao Adão e Eva, mais foi transmitido para toda a raça humana. O Apóstolo Paulo descreveu na passagem abaixo, não somente o evidente resultado do pecado na sua época, como profetizou o que seria em nossos dias; que por sinal, vemos todos os dias. "Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz.  Não há temor de Deus diante de seus olhos." (Romanos 3:10-18) No versículo vinte e três do mesmo capítulo lemos a verdade que não deixa sequer um livre da condenação do pecado. "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus..." Ademais, Romanos 6:23 elabora o resultado do pecado: "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." A entrada de pecado no mundo, que atingiu todos que nasceram, continua contaminando todos os seres humanos.

            No caso de Adão e Eva, Deus demonstrou Sua graça. Ele matou animais, provavelmente os primeiros que nossos pais viram. Deve ter sido um cenário bastante chocante de ver o sangue destes animais mortos correndo pelo o chão. Por meio deste sangue, este casal teve seu pecado provisoriamente perdoado. Assim foi instituído o sacrifício de animais em prol dos pecados dos homens. No entanto, era apenas provisório: "porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados." (Hebreus 10:4) Por isso, algo mais era necessário e isto Jesus Cristo providenciou para todos: "Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" (Hebreus 9:13-14)

            Assim regozijamos na gloriosa promessa de I João 1:7-9: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Philip D. Walmer