>
 

O Tamanho de Deus

 

            Um garoto perguntou ao pai: "Qual o tamanho de Deus?" Então, ao olhar pra o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho: "Qual tamanho tem aquele avião?" O menino disse: "Pequeno, quase não dá para ver."

            Então, o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: "E agora, qual o tamanho desse?" O menino respondeu: "Nossa, pai, esse é enorme!"

            O pai, então, disse: "Assim é Deus, o tamanho dependerá da distância que você estiver Dele. Quanto mais perto, maior Ele será na sua vida!" - Autor Desconhecido.

            Esta história chamou muito a minha atenção pela sua simplicidade, contudo com sua profundidade. É uma tremenda ilustração que tem sustentação na Palavra de Deus. Para muitos Deus é pequeno, insignificante, pois é como relatado acerca de Pedro: "Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim." (Mateus 26:58) Este homem, que demonstrou tanta bravura sentado com Jesus cercado com os demais discípulos na última ceia, fugiu diante das autoridades judaicas e os soldados romanos. Este ato de seguir de longe resultou numa falta de resolução firme e finalmente no seu ato de covardia de negar três vezes que conhecia Jesus. Eis, uma grande lição para a vida cristã. Sucesso neste viver para Cristo depende muito de como O segue. Pedro não deixou de seguir Jesus naquela noite terrível, contudo, seguiu de longe que não é uma posição favorável ao sucesso na vida cristã.

            Tiago dá um conselho de grande valor, e que transmite uma verdade em relação de como Deus age na vida de qualquer um: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." (Tiago 4:8) Veja agora a mensagem de Deus por meio do profeta Zacarias ao povo de Deus: "Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: e Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos." (Zacarias 1:3) Veja mais do profeta Malaquias: "Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros..." (Malaquias 3:7) O importante a ser aprendido destas passagens bíblicas é que o primeiro passo é o homem em direção a Deus, e não Deus em direção ao homem. Quando o homem demonstra seu desejo de chegar, isto é, aproximar-se a Deus, Deus, então toma passo em direção do homem.

            Como na ilustração acima, o tamanho, poder, amor, longanimidade, ternura, paciência e os demais atributos de Deus serão conhecidos quando uma pessoa aproxima-se de Deus. A versão inglesa deste versículo de Tiago tem um sentido ainda mais significante, pois leva ao pensamento de ficar bem próximo a Deus.

            Nos quatro Evangelhos, encontramos que havia entre os doze discípulos de Jesus, três que evidentemente demonstravam mais desejo de aproximação a Ele e, portanto lemos que Jesus lhes deu revelações em circunstâncias mais íntimas. Assim, Pedro, Tiago e particularmente João, escreveram acerca destas revelações e a intimidade com Deus.

            Quer saber mesmo o tamanho de Deus? Aproxima-se Dele por intermédio de Sua Palavra e comunicação com Ele via a oração. Aí ficará admirado de como Deus é grande.

            Philip D. Walmer

.