>
 

O Barco

 

             "Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto." Billy Graham

            Quando li a frase acima,  pensei como isto é a verdade. Vamos examinar alguns exemplos da Palavra de Deus.

            Adão e Eva: Eles embarcaram em um barco chamado "Desobediência". O tipo de fruto não era a questão, contudo a sua desobediência à ordem de Deus. Recorde tudo do paraíso que perderam por um ato tão simples. É fácil hoje ver pessoas que alegam ser filhos de Deus, porém andam diariamente em desobediência à Palavra de Deus.

            Caim: Este moço sacrificou a Deus quase da mesma forma do seu irmão, mas em rebelião contra Deus ofereceu o que Deus não aceitava e teve seu sacrifício rejeitado. Consumido pelo "Ciúme" embarcou no barco do mesmo nome, matou seu irmão e foi banido perpetuamente da presença do Senhor, tendo todos os seus descendentes destruídos no dilúvio.

            Ló: Evidentemente com a insistência de sua mulher mudou-se para as cidades da planície, habitando no meio de um povo moralmente devasso. Ele embarcou num barco chamado "Popularidade", chegando a ser um dos principais da cidade. Devido às orações de intercessão do seu tio Abraão, ele foi forçado abandonar a cidade minutos antes de sua destruição. A esposa morreu e virou um pilar de sal, sendo memorial dos que não podem abandonar o mundo sem olhar para traz.

            Acã: Este homem valente participou da derrota de Jericó. Ele entrou na cidade como os demais, tendo recebido as mesmas instruções. Ele ficou sem desculpa quando viu os tesouros e logo embarcou num barco chamado "Cobiça". Com a morte dele e da sua família, a sua geração deixou de existir para sempre.       

Sansão: Ele foi escolhido desde o ventre materno para servir a Deus em uma capacidade especial. Não é claro se ele não queria, ou exatamente o que ocorreu, mas a verdade é que ele embarcou no barco chamado "Concupiscência" e perdeu tudo por causa de sua enfatuação com mulheres estranhas.

Saul: Inicialmente escolhido por Deus, e ungido pelo profeta Samuel, envaidou-se devido ao seu sucesso como rei. Ele embarcou no barco chamado "Sucesso" e até quis assumir o lugar do Sumo Sacerdote no oferecimento de sacrifícios. Deus se apartou dele e ele morreu suicidado e nenhum dos seus herdeiros viveu para assumir o reinado. O reino foi dado a quem ele odiou e tentou por várias vezes matar.        

Judas: Este homem era o tesoureiro de Jesus e os doze discípulos. Ele ouviu todos os ensinamentos de Jesus. No entanto, parece que estas sábias palavras jamais entraram no coração dele. De modo que ele deixou um espírito de "Ganância" entrar no seu coração. Após três anos e meio ele embarcou num barco por este nome. Pobre homem, perdeu a vida e a salvação e de tal maneira sujou o nome dele que até hoje ninguém quer colocar o nome dele num filho.

Ananias e Safira: Eles queriam a fama de ter vendido sua propriedade e doado o valor para a Igreja primitiva, como os demais tinham feito. No entanto mentiram para Pedro, mas não apenas para ele, pois Deus ouviu e estava ciente da mentira. Primeiramente Ananias falou e depois a Safira confirmou. Por embarcar neste barco que leva o nome "Mentira", os dois perderam suas vidas e a salvação.

            Amigo/irmão, você está desanimado, decepcionado com alguma coisa, pensando em sair da igreja, deixar a Deus e voltar para o mundo? Pense bem antes e dê uma olhadinha no nome do barco em que está prestes a embarcar. Nenhum destes acima levava para a Cidade Celestial e a vida eterna.

            Philip D. Walmer