>
 

O Que VocĂȘ Vai Ganhar?

 

            É notório a maneira que algumas pessoas aceitam determinadas partes da Bíblia, e até se tornam grandes defensores destas passagens prediletas, mas do outro lado ignoram ou até rejeitam ensinamentos bíblicos que não cabem da sua concepção das coisas, que atingem em cheio sua própria personalidade, ou que as obrigariam mudar sua maneira de pensar, agir, reagir e de modo geral conduzir sua vida.

            Diante de atitudes certamente não bíblicas demonstradas por pessoas que reivindicam a rótula de cristão, tenho pensado acerca do título deste artigo. Não é que aprovo ou que promovo o auto-centrismo, mas se torna lógico que pensaríamos no lucro que ganharíamos pessoalmente e agir, reagir ou nos conduzir de uma determinada maneira.

            Algum tempo atrás, recebi uma carta de uma determinada pessoa que transmitia o fato que estava "aborrecido". O motivo deste aborrecimento era muito banal. Envolveu apenas sentimentos pessoais. Foi fácil para mim simplesmente ignorar a colocação e seguir o curso da minha vida. Mas, o pensamento veio a mim: "O que esta pessoa vai ganhar com seu aborrecimento?" Desde então, eu tenho feito esta pergunta para mim e outros, procurando nos induzir a refletir mais profundamente acerca da atitude que frequentemente demonstramos em nossos relacionamentos diários.

            Por falar em relacionamentos, estamos sempre envolvidos neles. Temos relacionamentos com pais, irmãos, avós, vizinhos, comerciantes, atendentes, vendedores, professores, empregadores, cônjuges, colegas de aula ou trabalho, pastores, oficiais de governos e etc. A lista é quase inexaurível. Em outras palavras, a vida consiste de relacionamentos, sempre consistirá de relacionamentos, e sempre será impossível escapar de relacionamentos, a não ser que encontramos meios para viver em alguma selva, sozinho e muito além do alcance da civilização.

            Sendo que esta possibilidade não existe, se torna imprescindível que aprendemos o mais cedo possível viver na sociedade com atitudes que nos proporcionam o prazer de bons relacionamentos. Sem poder assim fazer só nos resta uma vida de miséria emocional, e um final de vida sem amigos e há vezes, sem parentes para nos acompanhar em nossos dias finais. Não, não falo bobagem. No decorrer dos anos do meu ministério tenho visto exatamente isto: familiares dando suspiros de alívio que alguém passou para não mais incomodar.

            Ninguém quer uma vida assim e nem um fim de vida onde se encontra no abandono completo. Deus não nos fez para sofrer assim. Nos fez para tirar gozo e alegria da vida. Deu uma promessa que com alegria tiraremos água dos poços de salvação.

            Sendo que Deus almeja para nós uma vida cheia de alegria, gozo, felicidade e etc. Certamente Ele colocou na sua palavra alguns segredos, ou receitas para uma boa convivência com as pessoas em volta de nós. Colocou sim, mas o problema é que frequentemente não procuramos respostas para nossas desavenças dentro da Bíblia. Tendemos teimar que nossa atitude é certa, que temos razão, que todo mundo é errado menos eu. Há vezes que recusamos olhar ou ler a palavra de Deus, pois sabemos antemão que ela tem a resposta, mas não queremos a resposta dela, pois assim seremos obrigados a mudar, e a última coisa que queremos é mudar. Existe um ditado interessante que fala mais ou menos assim: "A única pessoa que quer uma mudança é um bebê de fraldas molhadas." A natureza humana recusa a mudança; recusa a idéia que "eu" poderia estar errado. E exatamente aí que começa a ruir muitos relacionamentos que começaram com as melhores intenções do mundo.

 

Versículo do Dia: "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo." (Filipenses 3:8)

Pensamento do Dia: "Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue a pessoa que sempre foi. Se mudar mude para melhor." Theodore Roosevelt