>
 

Guia-me!

            "...vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:24)

            Frequentemente tenho orado ao Senhor para me guiar gentilmente. Ninguém gosta de ser tratado rudemente, e certamente não por Deus. Ele tem o direito e o poder de nos tratar de qualquer forma e ser muito severo conosco, pois nossas transgressões certamente não O agradem. Reconheço isto, bem como reconheço minhas falhas, deslizes e até transgressões contra ele. Deus seria justo se me tratasse de acordo com minhas falhas, (Veja Romanos 3:5) mas peço a Ele que eu possa achar misericórdia diante Dele e que Ele seja disposto a me tratar com ternura e me guiar gentilmente por um caminho melhor do que o da minha vontade e o pelo qual a minha carne poderia me levar.

            Davi, depois dos seus grandes pecados, pediu a Deus que fosse tratado com "benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias... (Salmos 51:1) Neste salmo, Davi confessa seus pecados e reconhece que se não for pela benignidade e misericórdia do Senhor que não haveria para ele perdão ou qualquer relacionamento com o Senhor. Neste salmo Davi não só reconhece suas transgressões mas faz uns pedidos especiais para Deus. Veja:

♦  "Lava-me completamente... purifica-me do meu pecado."  (v. 2)

♦  "Faze-me ouvir júbilo e alegria..". (v. 8)

♦  "Esconde o teu rosto dos meus pecados..." (v. 9)

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova... (v. 10)

♦  "Não me repulses da tua presença..." (v. 11)

♦  "Restitui-me a alegria da tua salvação..." (v. 12)

♦  "Livra-me dos crimes de sangue..." (v. 14)

            Com respeito as condições do homem, a Bíblia não faz rodeios. Veja Romanos 3:10: "...não há justo, nem sequer um..." O versículo vinte e três do mesmo capítulo traz estas palavras de acusação: "... pois, todos pecaram e carecem da glória de Deus..." Romanos 6:23 nos traz uma palavra desanimadora por declarar: "... o salário do pecado é a morte..."  Que palavra desanimadora! No entanto do mesmo versículo vem palavras de grande ânimo no meu do desespero: "... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

            A Bíblia declara que o homem é salvo pela graça de Deus e que não há outro meio para alcançar a salvação de nossas almas. Paulo, então, faz uma pergunta: "Permanecemos no pecaado, para que seja a graça mais abundante? E responde: "De modo algum..." (Romanos 6: 1-2)

            Prezado leitor, não é necessário que sejamos escravos ao pecado, e levados contra a vontade pelo mundo para um fim terrível sem Deus. (Romanos 6:6) Há salvação desponível para todos, não importando o passado. Que Deus seja louvado! Deus quer levar você por um caminho novo e maravilhoso que conduz à salvação da sua alma. "...estreita é a porta e apertado o caminho..." no entanto ele "conduz para a vida..." Infelizmente "são poucos os que acertam com ela."

Você pode ser um que acerta e que é guiado gentilmente pela mão do Senhor.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina