>
 

Confuso? Que Voz É Esta?

            "Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. " (I Samuel 3:7)

            No contexto de nosso texto devocional de hoje, Deus está tentando fazer contato com Samuel para lhe dar uma mensagem muito importante, assustadora e profética. Deus determinou que esta mensagem de grande porte fosse entregue a todos que precisavam a ouvir. É triste o fato que não havia uma outra pessoa sequer para ouvir e entregar a mensagem, senão um menino.

            É também triste e assustador que Samuel foi criado por um casal evidente fiel ao Senhor, no entanto não o suficiente para levar seu filho realmente conhecer o Senhor. É triste contemplar um possível fato que seria que muitos que frequentem os trabalhos da igreja não conhecem o Senhor, isto é, que não O conhecem ao ponto de reconhecer sua voz. É interessante para mim ligar para pessoas conhecidas que devido a um tempo que não falamos, não reconhecem mais a minha voz. Para eles é constrangedor, pois devem poder conhecer minha voz tão conhecida e com um forte sotaque devido ao fato que falo mais de uma língua.

            Acredito que Deus hoje gostaria de entregar importantes e valiosas mensagens para pessoas individualmente ou coletivamente para a igreja, mas com dificuldade achar alguém apto para ouvir e conhecer sua voz. No caso de Samuel, o sumo sacerdote, Eli, o dito líder espiritual  da nação estava tão afastado de Deus que não podia mais ouvir a voz Dele. Existem hoje tantos ministros que têm se entregado à política por fora e por dentro da igreja, que têm se obcecado com ganância que para eles a voz do Senhor é estranha. É triste, mas há vezes em que Deus precisa escolher alguém que não é do ministério para entregar uma mensagem para a igreja. Deus está sempre a procura de pessoas que mantêm o contato constante com Ele, que O conhecem, e  reconhecem a voz Dele quando fala.

            Devemos lembrar a história de Ananias do livro de Atos, capítulo 9. Não ouvimos ou lemos nada acerca dele antes. Mas devido a sua vida de oração, ele tinha condições ouvir e reconhecer a voz de Deus. A tarefa que lhe foi dada era de grande importância, no entanto assustadora. Houve relutância da parte dele, mas Deus afirmou para ele que estava tudo dentro do plano e vontade Dele, e que ele seria sucedido na sua missão. Ganhou Saulo, mais tarde chamado Paulo e o ajudar iniciar um ministério que tem abençoado o mundo inteiro por vinte séculos. Nunca mais nas escrituras ouvimos falar de Ananias, mas ele foi muito útil para Deus naquele dia.

            Talvez você seja apenas um membro simples da sua congregação, e não tem esperança de fazer algo importante para Deus. Mas, você não sabe o que Deus poderia fazer com você se aprendesse ouvir a voz de Deus e a reconhecer. Isto acontecerá somente na vida de quem sempre ora e busca a Deus, e ouve o que Deus tem para dizer.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A oportunidade bate somente uma vez, mas a tentação dá pancadas na porta por anos.