>
 

Excusas

Parte I

"Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me. Ele, porém respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai, e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas, Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:57-62)

Todo homem, mulher ou jovem tem seu dever para com Deus. Não há escapatória disto. A Bíblia assim declara e ainda salienta bem claro que todos ficarão diante de Deus para prestar contas ao eterno Deus, que sabe nitidamente todos os detalhes de sua vida. Nada se esconde Dele, e nada pode ser escondido. Deus conhece tudo, até o que o homem faz nas trevas da sua vida.

Na leitura bíblica extensa acima, pelo menos três homens ofereceram excusas para Jesus para não O seguir, isto é, ofereceram o que eles acharam de ser razões para não seguir Jesus de perto. Veja bem, existe uma grande diferença entre uma razão e uma excusa. Meu pai, fiel cristão toda a sua vida, sempre dizia: "Uma excusa é meramente uma pele de razão recheada de mentiras."

O pai do homem na história não tinha morrido e quem sabe estava ainda em excelente estado de saúde. O homem chamado simplesmente queria ficar na casa do seu pai até sua morte. Em outras palavras não queria seguir Jesus ainda. No segundo caso Jesus provavelmente sabia que se o homem voltasse para casa para se despedir dos parentes que estes o convenceriam de não fazer o que eles acham de ser uma loucura.

Nos dias atuais, não é nada diferente. Já ouvi tantas excusas de pessoas por não poder seguir Jesus, não pregar o Evangelho, não assistir os cultos, não ser professor da escola dominical, não fazer a limpeza da igreja, e a lista segue quase infinita. Excusas e mais excusas. Não disse, razões, mas meras excusas, tais como:

• Eu estudo, mas depois vou considerar fazer alguma coisa para Deus, ser mais fiel nos cultos, abraçar a responsabilidade de me preparar para lecionar na escola dominical, pregar o Evangelho, ou o que for que Deus está me chamando para fazer.

• Meu emprego me impede ser diferente em relação a obra de Deus.

• Minha família é muito importante para mim e eu não posso os desapontar ou me mudar longe dela.

• Meu cônjuge é empecilho para mim poder fazer a vontade de Deus.

E assim oferecem excusas e mais excusas aos líderes da igreja. Mas não é para eles que devem explicação, mas para Deus. Se Ele aceitar suas excusas, tudo bem, mas será que aceita? Caso não, como ficará?

Phiip D. Walmer

Pensamento do Dia: Tem homens mais preocupados com sua posição na igreja, do que a posição do Senhor na Sua Igreja.