>
 

Excusas

Parte II

            "Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quando a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me." (João 21:21-22)

            Antes de entrar no assunto do devocional de hoje, quero deixar bem claro que não falo de questões de doutrinas e ensinamentos bíblicos que estão definativamente estabelecidas no céu como diz as Escrituras em Salmos 119:89.

           Como escrevi em devocional anterior, pessoas estão sempre a procura de excusas para não cumprir seus deveres para com Deus e com a igreja. Algumas destas mencionei em "Excusas Parte I". Agora abordei outra excusas muito usada.

           No contexto do versículo acima, Jesus acabou de encorajar Pedro para O seguir. Neste instante, Pedro avistou João seguindo Jesus e tendo recebido de Jesus indicação de que morte ele sofreria quis saber o que aconteceria com João. Jesus foi um tanto ripido com Pedro, e disse que em outras palavras que não era da conta dele.

           Deus frequentemente exige coisas de um ou outro que não exige de outros. Para alguns isto é muito constragedor, pois acham que Deus deve exigir a mesma coisa de todos. É frequente o esquecimento da parábola dos talentos na qual Jesus ensinou que todos não são iguais, possuindo talentos diferentes, bem como qualificações e habilidades. Deus nos fez assim, ou somos produtos de genéticas diferentes. Deus, no entanto quer nos usar de acordo com as qualidadades e habilidades que temos. Todos não podem ser pastores, evangelistas, cantores, músicos, professores e etc., mas todos podem ter um lugar de valor no reino de Deus. Cabe a cada um orar e determinar o que seja seu lugar para preencher no reino de Deus.

            É necessário também que cada um fique satisfeito com sua posição, aquela que Deus  lhe deu. Em I Coríntios 10:12 Paulo classifica como insensato de comparar-nos com outros ou conosco mesmo. Você não deve se condenar porque não pode efeturar o trabalho de outrem. É provável que não foi chamado para pregar, cantar ou ser músico, e que seu ministério é outro e em nada inferior ou menos importante àquele que aparentemente tem uma certa primazia. Pode ser que na economia de Deus que seu trabalho, seu ministério que não aparece publicamente é de mais valor que aquele que esteja sempre na frente recebendo os aplausos e elogios do povo.

           Pedro sabia que morreria crucificado. Sabia também que João viveria muitos anos, chegando a velhice e provavelmente até a volta do Senhor que esperavam acontecer ainda nos seus dias. Por saber estas coisas, Pedro não recuou da sua chamada, do seu ministério, mas a cumpriu cabalmente até o fim. Da mesma forma, Paulo que sabia bem antes de entrar no ministério que sofreria muito pelo nome do Senhor, não recusou de servir fielmente até o fim. Não podemos recusar de fazer a vontade individual  que Deus nos deu simplesmente por que não cabe ao nosso agrado. Faça o que Deus lhe deu para fazer sem considerar os demais!

Philip D. Walmer

Versículo  do Dia: "... Eis aqui estou ..., para fazer,  ó Deus, a tua vontade."  (Hebreus 10:7)