>
 

Não Se Ver

 

            "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." (Hebreus 11:1)

            Enquanto Abraão e seu filho, Isaque, subiam a montanha; Isaque, sabendo que estavam indo para sacrificar ficou curioso, pois tudo que era necessário para o sacrifício eles carregavam, menos o sacrifício. Indagando seu pai a este respeito, recebeu uma resposta, de um lado consoladora, mas de outro criava ainda mais perplexidade: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos." (Gênesis 22:8) É notável que o sacrificador e o que havia de ser sacrificado andavam juntos evidentemente com o mesmo propósito, isto é, de provar a Deus pela fé. Não há dúvida que Deus já estava preparando o sacrifício, pois contemplou a fé de ambos, pois em alguma altura Abraão foi obrigado explicar tudo para seu filho, que certamente tinha idade e força para recusar fisicamente ser sacrificado. Creram, no entanto, naquilo que ainda não podiam ver. (Hebreus 11:17-19)

            Analisando Lucas 15:20 se torna óbvio que o pai do filho pródigo esperava o retorno do filho amado, pois o avistou de longe. Ele acreditava apesar de não vê o que acontecia no país distante, a fome e sede, seu filho se alimentava junto com os porcos, creu que um dia seu filho voltaria e estava pronto para recebê-lo com festa e alegria. Ele não podia ver, mas creu em todo tempo que Deus estava operando para responder suas orações. O milagre estava a caminho, pois, o filho já deixou o chiqueiro, rumo a casa do pai, com um coração arrependido.

            Jesus morreu e foi sepultado, e com tudo isso a fé dos discípulos dissipou (Lucas 24:21). Mas longe dos seus olhos, uma pedra estava sendo retirada, roupas de um defunto estavam sendo dobradas e deixadas dentro o sepúlcro. Os discípulos acreditaram que  tudo tinha acabado, mas quando menos esperavam, Jesus apareceu no jardim, no caminho, a beira do mar com café da manhã pronto, no cenáculo apesar das portas trancadas. Veio do que alguns acreditaram de ser a derrota final, vitorioso sobre a morte, o sepúlcro e o inferno.

            Como na vida destas pessoas, Deus está operando longe da vista de seus olhos. Você não O vê, mas isto não quer dizer que não ouviu sua oração, que não está no processo de respondê-la. A fé verdadeira é aquela que confia, que acredita apesar de não poder ver ainda a resposta e o resultado de talvez anos de orações.

            Tomé afirmou que não acreditaria num Cristo ressurreto a não ser que O visse com seus olhos e tocasse com suas mãos. Jesus, no entanto,  pronunciou uma bênção especial sobre  todos que crêem se a necessidade de ver. (João 20:29)

            Lembra-se: "... porque andamos por fé, e não por vista..." (II Coríntios 5:7) Deus nunca está parado, pois apesar de nós não poder enxergar, Ele está operando na sua vida, nas vidas dos pelos quais está orando, na igreja e no mundo; para cumprir sua palavra e suas promessas. Deus não está preso ao tempo, circunstâncias e situações  que nos afligem, mas está acima de tudo isto, operando sua vontade.

            Torne-se um crente que realmente crê sem a necessidade de vê. Ralph Hodgson disse certa vez: "Algumas coisas tem que ser cridas para serem vistas."

Philip D. Walmer