>
 

Repouso

            "Passei junto ao campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e eis que tudo estava cheios de cardos, e a sua superfície cobertas de urtigas, e seu muro de pedra derrubado. O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instruções. Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar os braços em repouso; assim sobrevirá a tua pobreza como um salteador, e a tua necessidade como um homem armado." (Provérbios 24:30-34)

            Vivemos e procuramos sobreviver uma sociedade apressada, estressada e nervosa. O que mais ouvimos das pessoas hoje é: "Estou cansado",  ou "Estou totalmente exausto." Quase todos sofrem os resultados de fazer parte desta sociedade. De uma forma ou outra todos procuram o repouso das muitas pressões da vida.

            No entanto, para o cristão, a luta para salvar sua alma parece não ter um momento sequer de trégua. Por que? A razão se encontra no fato de que o inimigo da alma não descansa nem de dia nem de noite. O cristão é obrigado viver em constante atitude de alerta. O estresse que acompanha este estado de alerta, na realidade, é demais para qualquer ser humano. O dilema de viver as condições desta vida é demais para alguns, que após algum tempo, entrega os pontos. Eles, frequentemente, acabam experimentando na vida espiritual, como um homem experimentou na vida material.

            Ele voltou para a cidade onde ele tinha morado durante anos e onde era proprietário de uma propriedade com casa. Bem ciente do endereço chegou e viu pasmado que não havia mais casa, apenas um lote vazio. Solicitou a ajuda de um repórter do jornal local, que investigando o caso descobriu que a casa tinha caído em ruínas, foi demolida por ordem do município e a propriedade vendida para um novo proprietário. Qual foi a razão deste vexame? Foi que ele abandonou a propriedade, não deixou ninguém encarregado com a sua manutenção e nem deixou informações acerca de onde ele poderia ser encontrado.

            Assim acontece na vida espiritual que frequentemente não sofre rejeição ou desprezo, apenas abandono. Alguns abandonam a Deus, a igreja, as orações, a leitura bíblica, os cultos, o louvor e adoração a Deus. Por isso o terreno espiritual que uma vez era fértil e produzia fruto para o reino de Deus está tomado de cardos, urtigas e toda espécie de erva daninha espiritual. O muro, que uma vez protegia este campo fértil está caído deixando acesso para as rapousas que danificam os ramos novos das videiras.

            Este abandono, deixado a deriva por muito tempo pode provocar danos irreparáveis, e isto tenho visto muitas vezes com grande tristeza, pois não precisava ser assim e não faltou palavras de advertências da parte dos ministros de Deus.

            Estabeleça de uma vez as prioridades da sua vida. Honra a Deus! Não esqueça a necessidade das suas próprias orações e leitura da Palavra de Deus. Você e só você é responsável pela sua salvação: "... salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Precisamos estabelecer prioridades que honrem a Deus. Então evitaremos a perda que vem da negligência.