>
 

Segue-me

Parte III

             "Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram." (Mateus 4:19-20)

            Minha esposa está refazendo os numerosos álbuns de fotografias que tem colecionado ao longo de quase cinquenta anos de casamento e ministério. As fotografias trazem memórias maravilhosas, mas há casos que trazem tristeza e desânimo, pois são de pessoas que não mais servem ao Senhor, tendo voltadas ao mundo de prazeres temporais. Em alguns casos são de pessoas que não somente se desviaram, mas hoje são falecidas, não tendo mais oportunidade de acertar sua vida com Deus. A tristeza é muito grande, tão grande que hoje tirou meu sono e fez me levantar para escrever estas palavras às 02:00 horas, que ocorre que certa frequência.

            Em Salmos 17 Davi pede a Deus que proporciona para ele a proteção divina, pois está sendo perseguido severamente por homens perversos. Notei com atenção especial quando Davi apela para Deus em versículo 1, baseando seu pedido sobre o fato que não procedeu com lábios fraudulentos. Em versículo 3 disse que foi sondado e provado por Deus e iniquidade não foi achada nele, e nem com a boca que transgrediu os mandamentos do Senhor. No versículo 4 ele diz ainda que pela a Palavra que sai da boca de Deus se guardou e não andou no caminho do violento. Versículo 5 transmite um pensamento particularmente animador e ao mesmo tempo pertubador, pois disse que seus pés não resvalaram dos caminhos do Senhor, ou em outras palavras nunca se escorregaram do caminho certo. Que apelo tremendo! Será que podemos fazer o mesmo apelo diante de Deus?

            Jesus é muito claro em declarar sua posição em relação a quem se desvia do caminho certo: "... Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:62) A contenda constante de Deus com Israel foi que eles sempre olhavam para trás, para o Egito (tipo do mundo nas Escrituras), desde os primeiros dias da sua libertação e salvação de Egito, e quando não era para o Egito que, era para as outras nações com desejos para ser semelhantes a eles.

            Deus é ciente dos desejos do seu coração. Nem os mais íntimos pensamentos podem ser escondidos Dele. Ele vê o que atrai a atenção dos seus olhos. Assim mandou João escrever: "... porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos,e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência, aquele, porém que faz a vontate de Deus permanece eternamente. (I João 2:16-17)

            Em Colossenses 4:14 Demas saudava os colossenses, e semelhantemente em Filemom 24, mas II Timóteo 4:10 relatou que Demas o abandou e também a Deus, tendo amado o mundo presente. O que é que Deus pode dizer a seu respeito, irmão? Está seguindo direitinho após Jesus, ou se desviou tendo amado mais o mundo?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Quem não pode realizar  grandes cousas, deve lembrar-se de que pode mostrar-se grande nas pequenas coisas que realizar.