>
 

Ações de Graça

            "Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes..." (II Timóteio 3:1-2)

            A lista de alguns dos sinais dos últimos tempos do mundo como nós o conhecemos, começa no primeiro versículo deste terceiro capítulo de Segundo Timóteo e continua através do versículo nove. Não há dúvida que enxergamos nesta lista uma visão clara de nossos dias. Para os salvos pensar na volta do Senhor traz uma alegria imensa, fora a lembrança de familiares e amigos que ainda não andam preparados para este grande evento.

            O objetivo deste devocional é recordar que hoje, a quarta quinta-feira do mês de novembro, como de praxe há várias décadas, o povo dos EUA celebrou O Dia Nacional de Ações de Graça. A história desta data histórica é grande demais para contar aqui, mas foi de marcar a chegada dos peregrinos às costas da terra nova em 1620. Como muitas outras coisas da história, o sofrimento destes peregrinos foi em grande parte esquecido, e o dia se tornou apenas mais um feriado e mais um dia livre do trabalho.

            Como as razões desta data em grande parte foram esquecidas os crentes em grande parte têm esquecido o agradecimento como virtude da vida cristã. Se isto for verdade os crentes estão ajudando cumprir as profecias de nosso texto. Já pensou que a ingratidão é um cumprimento das profecias, e mais um dos sinais da volta iminente do Senhor? Observando pessoas no dia a dia descobrirá que de modo geral as pessoas não agradecem por quase nada, seja algum atendimento, um favor ou ato de caridade. Minha esposa fez um grande favor por uma pessoa uma vez e a pessoa teve a petulância dizer que não passava do dever dela. Talvez seja, e talvez seja o caso de pessoas que atendem você, mas uma palavra de agradecimento sempre cai bem. E, o surpreendente é que não custa nada. Assim é difícil entender porque as pessoas acham tão difiícil dizer "obrigado", ou algo semelhante.

            Davi é conhecido por ser o "homem segundo o coração de Deus". Há uma razão por isso que descobrimos na leitura de Salmos: A boca dele estava sempre cheia de louvores ao Senhor. "Pelo que, ó Senhor, te louvarei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome. (Salmos18:49) Este versículo é apenas um de centenas ao longo deste livro.

            A verdade é que como cristãos devemos estar sempre em atitude de agradecimento por tudo que os homens fazem em nosso favor, e expressar esta gratidão por ser a vontade de Deus. E, quando se trata de nosso agradecimento a Deus, não há dúvida nenhuma acerca da grande dívida que temos para com Ele. Se fossemos começar mencionar as coisas pelas quais devemos o agradecimento a Deus, este devocional se extenderia por muitas páginas. Que tal começar hoje agradecer a Deus pelas suas grandes bênçãos e ser especifico nestas ações de graça. Não seja um ingrato!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Todos ganham presentes, mas nem todos abrem o pacote." Nei Ferrarini