>
 

O Quarto Homem

Texto: Daniel 3:1-30

            "... Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses." (Daniel 3:25)

            Para muitos a vida cristã é muito solitária. Existem aqueles que não são acompanhados por familiares no seu andar com o Senhor. Alguns não têm nem a companhia do seu cônjuge. Outros vivem circunstâncias que sem companheiros de fé, sem igreja para assistir. Falta lhes o cantar de louvores, adoração e oração em conjunto, tendo outras pessoas com as quais conversarem acerca das coisas concernentes a Palavra de Deus.

            Aparentemente assim  foi a vida dos três hebreus na história de Daniel 3. Não sabemos onde Daniel estava, que aparentemente foi o principal líder deles e o de fé mais forte. Eles se encontraram sozinhos no meio de um grande desafio de fé. Agora eles terão de provar sua fé sem  depender do outrem, ou da liderança de alguém mais forte e corajoso.

            Isto pode ser a situação que você enfrenta no ambiente do seu trabalho, colégio, faculdade e famíliar. Não tendo ninguém para lhe segurar a mão, encorajar, levantar fisica e espiritualmente, falar com você, acaba se sentindo sozinho na estrada de vida eterna. Você fica assustado, amendrontado e até aterrorizado, pensando que ninguém está ligando para sua situação. O problema normalmente é que procuramos sempre ajuda do nível humano e não poucas vezes esquecemos da ajuda que pode vir de nível superior, isto é do nível divino.

            Os três amigos hebreus recusaram dobrar os joelhos para adorar a imagem que o rei mandou erguer; até diante de ameaça de morte. Eles não tinham qualquer garantia de salvação da morte. Mas, para eles não importava a morte, pois morreriam com sua fé e convicções intactos, salvos pelo bom testemunho diante de Deus. Muitos não sofrem tal ameaça, mas diante de meras críticas desmoronam e acabam cedendo para as demandas da sociedade, com respeito a vestimenta, maquiagem, uso de jóias e bijuterias, músicas, linguagens e etc. Entregam seu bom testemunho em troca de aceitação de ditos amigos mundanos pela aceitação e aprovação de Deus. Por que isto acontece? Frequentemente acham que não tem apoio de ninguém, que estão a deriva num mar ameaçador de tragá-los sem piedade.

            Apesar de não realmente esperar pela salvação, de repente apareceu o quatro homem com eles. (Daniel 3:25) Não estavam mais sozinhos, abandonados e desamparados. Jamais teriam experimentado tal manifestação de Deus nas suas vidas se não tivessem recusado dobrar os joelhos diante da imagem. O resultado do aparecimento do quarto homem foi que o mundo babilônico todo ouviu acerca do poder do Deus dos hebreus (versículos 28-30) .

            Muitos hoje gostariam de conhecer o poder do único Deus verdadeiro. Será que jamais o conhecerão porque você desmoronou diante das pressões da sociedade em volta de você? Recordo as palavras de um hino antigo: "Se Cristo comigo vai, eu irei, e não temerei, com gozo irei, comigo vai, e grato servir a Jesus, levar cruz. Se Cristo comigo vai, eu irei. "

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Quem disse que isso era impossível? E que grandes vitórias tem seu crédito para julgar os outros com exatidão? (Napoleon Hill)