>
 

Orar - Escutar

            "Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O Senhor me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome..." (Isaíais 49:1)

            Os hábitos de oração de muitas pessoas não contribuem para tudo que a pessoa anela receber desta atividade tão essencial na vida cristã. Há várias razões para isso, mas torna-se evidente que o aspecto de pedir tem ocupado a mente de muitos com pouca ênfase nos outros aspectos importantes da oração.

            Uma das partes à qual devemos dar muito atenção é o escutar. Parece que muitos, ao iniciar sua oração, pensam quase exclusivamente naquilo que necessitam. Chegam na presença do Senhor com aquilo que parece ser uma lista de compras. Ao longo de muitos anos tenho ouvido pessoas orar e eu me entristeço, pois estas orações consistem apenas em: "dá-me, dá-me, dá-me."

            Francamente, não gosto de conversar com pessoas que querem dominar a conversa com aquilo que elas querem expor, e que não tem interesse num diálogo, isto é, uma conversa onde mais de uma pessoa fala. Acredito que com Deus é a mesma coisa. Deus quer nos ouvir, e sua Palavra nos encoraja para expressar nossas necessidades a Ele. No entanto, creio que Deus também gostaria de participar da conversa, e assim poder conversar com a pessoa que ora.

            Para receber a mensagem que Deus quis transmitir a Eli, Samuel precisava ficar quieto e ouvir. Evidentemente Eli não estava em condições mais de ouvir do Senhor, senão Deus teria falado diretamente com ele. (I Samuel 3) Abraão exemplifica a pessoa que pode ouvir e obedecer a Deus. (Gênesis 12:1-4) Ele ouviu do Senhor em várias ocasiões e prontamente obedeceu-O. Jonas nem quis ouvir a Deus e fugiu, acabando em sérios problemas. (Jonas 1:1-4) Paulo, em certa ocasião, tentou ir para um determinado lugar para pregar o Evangelho, mas foi impedido pelo Espírito Santo. (Atos 16:6-10) Tentou ir para outra direção, e novamente foi impedido. Assim, parou para buscar mais a Deus, e por meio de uma visão Deus falou com ele, e sua obediência a Deus resultou nas salvação de muitos almas.

            Nosso relacionamento com Deus depende em grande parte em ouvir a Deus. O nosso sucesso como membro do corpo de Cristo depende de nosso desejo e habilidade para ouvir a Deus. A dita paralisia nos corpos humanos é normalmente apenas um problema de falta de comunicação. Aconteceu um problema na mente da pessoa ou determinados nervos foram danificados ao ponto de não poder mais transmitir mensagens da mente aos músculos das pernas, braços e etc.

            A Igreja atual não está fazendo a vontade de Deus na terra, e não alcança o sucesso desejado e requerido. O crescimento da igreja não acompanha o crescimento demográfico. Religiões pagãs crescem mais rapidamente que a verdadeira Igreja do Senhor. Razão? Creio que é por que os homens interessam mais em fazer a sua vontade, acreditando que não necessitam mais ouvir as instruções do General, Jesus Cristo. Escute, pois Deus quer falar!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Muito ajoelhar manterá você bem de pé"