>
 

Preparação de Um Homem de Deus

Parte I

            É interesante como alguns investem tanto tempo e tanto dinheiro na sua preparação educacional para enfrentar as demandas de um mundo que exige cada vez mais conhecimento para poder trabalhar em qualquer que seja o emprego. Ao mesmo tempo não fazem a mesma exigência para quem trabalha com a Palavra de Deus.

            Notamos com especial atenção a chamada de Ezequiel no livro por este nome e o capítulo dois. Seguidamente no capítulo três Deus começa a preparação do homem que Ele chamou. De experiência própria digo que ninguém deve pensar em ingressar no ministério sem que tenha uma chamada bem definida de Deus. O candidato deve poder referir-se a uma ocasião especifica quando ouviu a voz de Deus o chamando para o ministério da Palavra. Sem a certeza de ser chamado por Deus, e não por ambição própria, o homem ou mulher jamais poderá aguentar os desafios que o ministério apresenta a quem almeja "cumprir cabalmente o tem ministério." (II Timóteo 4:5)

            Ezequiel foi ordenado por Deus comer o rolo da lei de Deus. Entendemos que Deus quiz que este homem que Ele chamou tivesse um conhecimento profundo da Sua Palavra. Não o chamou porque já era apto para o trabalho. Infelizmente alguns pensam que qualquer que seja a pessoa que possui um dom de conversa poderá exercer a função de ministro. No entanto, percorrendo os quatro evangelhos chegamos a entender que Jesus era aluno de profundo conhecimento das Escrituras, ao ponto de poder discutir com os doutores da lei com apenas doze anos de idade. Jesus, então, embarca num empreendimento de treinar seus doze discípulos para que eles estejam bem preparados para o ministério que deixaria ao seu encargo. Foram mais de três anos de ensinamentos intensos e inúmeras experiências que os deixariam prontos para iniciar seu ministério. Nota que eu disse "iniciar seu ministério." No livro de Atos capítulo seis os apóstolos notaram que foram desviados do seu objetivo específico e importante para meramente servir as mesas. Eles sabiam que era necessário voltar para os estudos da Palavra para poderem estar preparados para o trabalho ao qual foram especificamente separados por Cristo.

            Alguns pensam que Paulo saiu pegando desde o primeiro dia da sua conversão. De certa forma fez, mas depois descobrimos que ele mesmo se separou para um período de profundos estudos e preparação para o ministério. Uma leitura cuidadosa de Gálatas capítulos um e dois, se torna óbvio que passaram de quinze a vinte anos antes que ele embarca na sua primeira viagem missionária.

            A pessoa que realmente tem a chamada de Deus para ministrar a Palavra tem a obrigação de reconhecer que este trabalho é importante, muito importante. O destino de almas depende da atuação capaz desta pessoa. Ela se torna responsável a Deus pelas almas. Não é uma profissão qualquer, mas uma de grande responsabilidade, que pode resultar no recebimento de um grande galardão ou uma condenação por ter deixado de cumprir a missão. Jesus não veio para servir seu ego ou de ocupar uma posição de honra e glória, mas veio para servir os outros sem jamais pensar em alguma recompensa carnal pelas suas obras. Da mesma forma o homem que Deus chama deve procurar cumprir seu ministério no temor de Deus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.  - Immanuel Kant