>
 

Só Esta Vida...?

             Mais de cinquenta anos atrás quando era ainda um aluno no seminário fui obrigado trabalhar de noite numa fábrica de portas. Sendo que muitos outros rapazes estavam numa situação financeira igual, alguns do seminário conseguiram emprego no mesmo lugar. A camaradagem entre nós era muito grande, pois tivemos os mesmos professores, estudamos as mesmas disciplinas e enfrentamos as mesmas provas vindouras. Por isso havia muito conversa, totalmente sem vergonha, acerca das aulas do dia, as provas, entre outros assuntos ligados com a Bíblia e nossos estudos. É claro que muito destas conversas foi ouvido pelos colegas de serviço que não tinha nada a ver com nossos propósitos e fé. Alguns aceitaram isto com ceticismo passivo, mas outros não conseguiram deixar nossas expressões de fé e crença passar sem algum comentário contrariado.

             Eu me lembro uma certa noite quando um homem de idade um tanto avançada se aborreceu e expressou sua opinião com veemência: "O homem," disse ele, "morre como nem cachorro e isto é o fim. Não tem mais nada." Seria bom se fosse assim, mas a Bíblia não sustenta esta aparente facilidade tida como verdade por aqueles que querem viver impiamente neste mundo.

             Paulo, escrevendo acerca da morte, da resurreição dos mortos, a vida eterna, entre outros assuntos relacionados declara em I Coríntios 15:19: "Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima." Outra versão traduz assim: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens."

            O crente verdadeiro, não aquele que de apenas domingo, mas aquele que vive sua fé diariamente e em todos os mais variados ambientes tem que manter em mente em todo momento que a vida que ele vive não é apenas pelos curtos anos desta vida. Quando ele nega a participação nos prazeres da carne que os outros estão aparentemente gozando, ele precisa que ele não vive somente para esta vida, mas vive de acordo com as exigências de Deus e Sua Palavra para poder no final da vida ganhar a vida eterna. Ele precisa lembrar em cada momento que a abnegação que pratica tem uma finalidade digna de todo o sacrifício que pratica.

            É de valor neste empreendimento espiritual lembrar-se de nosso pai na fé, Abraão. Dele a Bíblia fala: "... porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador." Em outras palavras, ele procurava uma cidade permanente nos céus, uma cidade que só pode existir porque Deus é o edificador.

            Era esta esperança que o motivava para deixar sua terra, abandonar sua família, peregrinar numa terra estranha, sofrer todo tipo de ameaça, abraçar toda prova proposta por Deus, pois queria ser fiel à visão que recebeu da parte de Deus. "Mas agora aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial."

           O que é que você aspira: os prazeres temporais deste mundo ou os prazeres eternos que são a herança dos que servem fielmente ao Senhor? Eternidade vem logo ali e a vida que você vive agora determinará o seu destino futuro.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Os reis da terra e os reinos construídos pelo homem se exaltam em glória e depois desaparecem no pó. Grey  Nelson e Bob Farrel