>
 

Equilibrando Até O Fim

                 Muitas vezes penso que o crente que anda no poder do Cristo que nele habita se assemelha a um equilibrista a caminhar numa corda bamba. Certa vez, quando era menino, vi uns acrobatas fazerem isso na Argentina. Eram artistas alemães. Eles instalaram um comprido cabo de aço na praça principal de nossa cidade, uma ponta presa em um prédio e outra em outro. Deviam estar a uma altura de uns trinta metros, mas não colocaram rede de segurança embaixo. Então puseram-se a caminhar no cabo, cada um partindo de uma das pontas. E ali ficaram a fazer brincadeiras com a multidão que assistia ao espetáculo. Eles seguravam longas varas para auxiliar-lhes o equilíbrio e caminhavam oscilando para um lado e para outro. Quando passaram um pelo outro, trocaram de vara. Todo mundo pensou que eles, na certa, iriam cair e morrer. E um deles realmente escorregou, mas agarrou-se no cabo e em seguida voltou à posição inicial. E afinal atravessaram de perfeitamente a salvo.

                Viver sob o controle do Senhor Jesus tem certa semelhança com esse espetáculo. Envolve muita comoção. Os outros olham para nós e dizem:

- Ah, ele não vai conseguir, não.

Mas quando caminhamos com Cristo mantemos o equilíbrio. Ele é a vara que nos mantêm de pé a cada passo dessa jornada.

O supremo objetivo de Cristo é assumir o controle total de nosso ser e transformar nosso caráter, para que se torne igual ao dele. Agora a situação mudou. Não estou mais me esforçando para ser santo, para ser perfeito, para ser conforme à imagem de Cristo. O que opera a transformação é a presença de Cristo em mim, enchendo meu ser. Isso não significa que assumo uma atitude passiva; não. Estou atuando no poder dele. E todo poder que tenho, na verdade, é dele, já que ele habita em mim. Cristo se tornou nossa "Sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (I Coríntios 1:30). É por isso que Paulo diz: "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor" (I Coríntios 1:31).

Então Jesus nos diz: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que esta nos céus" (Mateus 5:16). Todo o bem que os outros vêem em nós, na verdade, é o brilho de Jesus que em nós habita. Ele é a nossa luz, a fonte da verdadeira vida. E quanto mais o contemplarmos, mais refletiremos "a glória do Senhor", sendo "transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espirito" (II Coríntios 3:18).

Deus está operando incessantemente com o objetivo de transformar-nos. Não é intenção dele iniciar essa obra depois que chegarmos ao céu, não. "Ele já começou boa obra em nós, e há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus" (Fp. 1:6). Seu objetivo é que sejamos "conformes à imagem de seu, Filho" (Romanos 8:29).

E pensar que Deus está operando em nosso interior, enchendo-nos de si mesmo! Que bênção gloriosa! Não sei que outra coisa poderia transformar um ser humano. "O próprio Deus habita em mim. "Só esse fato já nos dá uma forte motivação para termos um viver santo e vitorioso, impelindo-nos a indagar:

- Senhor, diga-me o que está em teu coração. Como queres que eu aja, pense e sinta? O que queres fazer por meu intermédio, aqui na terra, para a tua glória?

Quem faz essa oração, com toda sinceridade, descobre o grande anseio de Deus: encher-nos de compaixão por um mundo perdido e sofredor. Quando experimentamos um renovamento radical, vem-nos o desejo de levar o amor de Cristo àqueles que não o conhecem. Você tem esse anseio? Quer que Deus o use para apresentá-lo a outros? Então persevere nesse desejo. Ter uma vida controlada por Cristo gera em nós um ardoroso impulso de evangelizar os perdidos. (Diga Sim Para Mudar - Luiz Palau).

Philip D. Walmer