>
 

Leitura Compreendida

          Sou leitor da Palavara de Deus desde os meus seis de idade. Meu pai era homem espiritual e sempre procurou criar sua família nos caminhos do Senhor. Por isso, no final de cada dia, bem como sábado pela manhã ele dirigia um culto doméstico que incluia a leitura da Palavra de Deus. Tão cedo que eu comecei ler na primeira série, uma Bíblia foi comprada para mim e eu também participava da leitura em voz alta.

            Pai era muito rígido em relação à leitura correta. A gente precisava observar toda a pontuação das frases e versículos. Caso não, era obrigado voltar e ler de novo. Confesso que fiquei meio chateado com aquilo, mas hoje sou grato a Deus e ao meu pai por ter insistido na leitura correta, pois se tornou uma leitura compreendida.

           Pessoas frequentemente reclamam da falta de compreensão do que lêem, mas ao ouví-las ler em voz alta, dá para entender a razão. Elas passam por cima das vígulas, ponto e vírgula, dois pontos e pontos. Sem observar à pontuação a frase ou o versículo se torna totalmente sem sentido, mas com o uso devido da pontuação, as histórias, os ensinamentos, provérbios, doutrinas e etc. se tornam compreensivos e de grande valor. Para você poder entender melhor passo a seguinte ilustração para sua consideração:

            Um homem rico, pressentindo a eminência da sua morte, escreveu o seguinte testamento: Deixo os meus bens a minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada ao pobres. Sem pontuação a interpretação fica a discrição de que lê. Veja!

            A irmã poderia ler assim: Deixo os meus bens a minha irmã, não ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.

            O sobrinho poderia ler assim: Deixo os meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.

            O alfaiate poderia ler assim: Deixo os meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho jamais, será paga a conta do alfaiate, nada aos pobres.

            Os pobres poderiam ler assim: Deixo os meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho jamais, será paga a conta do alfaiate nada, aos pobres.

        Esta história ilustra a importância da pontuação. Muitas doutrinas erradas brotaram de uma má interpretação da Palavra de Deus por erros de leitura. A fé de muitos fracassou por falta de entender a Palavra e às vezes resultou em afastamento da pessoa dos caminhos do Senhor.

            A Palavra de Deus é importante na vida do cristão, no entanto não é amuleto para ser carregado debaixo do braço, mas lida, memorizada, e guardada no coração de forma correta e compreensiva. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) "... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15)

            Leia a Palavra de Deus corretamente para poder si tornar sábio para a salvação!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Com olhar de desprezo um jovem falou rispidamente a um Cristão que lhe deu um folheto, "Fo­lhetos, folhetos! Folhetos em todo lugar!" "Não," replicou o cristão, "Não há folhetos no inferno!"