>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 1

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

            Estudando detalhadamente a história do homem, logo se entende que ele sempre queria ser "dono do seu nariz". Não é da natureza do homem se submeter a autoridade ou ser sujeito a alguém ou algo. Quem anda regularmente no trânsito logo entende deste fato ao observar pessoas furando sinaleiras fechadas, andando bem acima da velocidade permitida, insistindo em beber e dirigir, entre outros delitos que colocam a própria vida como a dos outros em risco.

            Alguns crentes acham que ser seguidor de Cristo de alguma forma os coloca acima das leis e ordinança humanas. No entanto em I Pedro 2:13-15 encontramos o seguinte: "Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus..." A Bíblia é clara em dizer que o obedecer das leis do governo é de fato a vontade de Deus. Isto coloca tudo de forma diferente para alguns. Ser cristão, pastor, evangelista ou qualquer outra coisa do gênero não é licença para desobedecer as leis que governa a nação e seu povo.

            Tiago enfatiza a necessidade de se sujeitar a Deus. Sujeitar-se às leis dos homens é apenas uma maneira de ser sujeito a Deus. Alguns reclamam a falta das bênçãos de Deus sobre suas vidas quando devem entender que Deus jamais aprovará a vida desobediente de alguém por derramar sobre ele Suas bênçãos. Alguns desobedecem as leis do trânsito impunemente e talvez por muito tempo, mas chegará o dia em que a desobediêmcia será punida. Da mesma forma alguns andam em flagrante desobediência às leis de Deus. Os anos passam e eles continuam esnobando a Deus e suas ordenanças. Parece que o juizo jamais vem. Mas a Bíblia diz: "Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus..." (Romanos 2:5) "Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam." (I Timóteo 5:24) "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27)

            "Agora, pois, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem." (II Samuel 7:28) Davi confiava que Deus cumpriria sua promessa acerca do bem prometido, mas a promessa de Deus acerca de punição de malfeitores é igualmente firme. Você não tem nada a perder em sujeitar-se a Deus, todavia tem tudo para ganhar, inclusive a vida eterna.

Philip D. Walmer