>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 2

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

Vitória para o cristão no seu viver diário não é tão difícil como alguns pensam. Na mente de alguns o diabo recebe mais crédito do que ele merece. A ele muitos atribuem mais poder do que ele realmente possui. Esta atitude mental é que levam muitos a uma derrota espiritual, pois com estes pensamentos errados, cristãos se tornam presa fácil do diabo.

Tiago, um cristão experimentado, diz que é necessário apenas resistir ao diabo para colocá-lo em fuga. Agora, qualquer um pode resistir; o cristão experimentado, e calejado das batalhas, bem como o novo convertido, pois até este para resistir. Tiago não coloca nossas batalhas como as forças do mal em termos de guerras ferozes, mas apenas em resistir.

Diante disto, então, vem à pergunta: Porque tantos cristãos são derrotados no momento da tentação? Porque deixam a concupiscência própria da carne governar as ações e reações em vez de dá preeminência para o Espirito Santo que deve habitar no cristão em plentitude. Veja II Timóteo 3:6: "Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões..." Nota que Paulo refere-se às condições destas mulheres que são levadas tão facilmente como sendo presas ao pecado e paixões carnais.

O problema de alguns cristãos é que em vez de resistir à tentação e resistir ao diabo, eles gostam da excitação da tentação, da possibilidade de fazer algo sorrateiramente, sentimento tal que apela para o lado carnal. Eles brincam com a tentação, com o pecado. Nisto vale o velho ditado: "Quem brinca com fogo eventualmente se queimará." Eles acolhem e nutrem a tentação, e deixam o diabo com liberdade para falar, induzir e convencer, como no caso de Eva. Estava tudo bem com Adão e Eva até que deram ouvidos ao diabo, até que olharam para a árvore proibida, e no olhar viram que o fruto era agradável (à carne) e boa para comer. Assim o desejaram, tomaram e comeram e nisto falharam e trouxeram sobre toda a raça humana o pecado que hoje é necessário resistir.

É possível que alguns não entendam o valor da Palavra de Deus neste ato de resistência, no entanto Jesus nos ensina por sua experiência que grande vitória para vir ao cristão pelo poder da Palavra de Deus. Em Mateus capítulo quatro o diabo faz três investidas contra Jesus. Jesus não parou para pensar, não analisou a situação, e nem pensou em qualquer vantagem que poderia ter caso cedesse ao diabo. Ele imediatamente resistiu ao diabo com a Palavra de Deus. Assim é o segredo da vitória. Fortaleça-se com as palavras de fé de Romanos 8:31-39.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: As raízes de estabilidade vêm de ser fundado na Palavra de Deus e oração.