>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 3

            "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

            A terceira obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão chegar a Deus. Por alguma razão alguns pensam que é a obrigação de Deus chegar a nós. A verdade é que Ele já fez isto. Ele se encarnou e veio em forma de um homem qualquer de carne, mas desta forma poucos O reconheceram e receberam. João 1:11 explica o que aconteceu: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." A operação de Deus na vida de qualquer um e a transformação deste indivíduo de pecador em filho de Deus depende de como este pensa Dele, de como recebe O e se chega a Ele ou não com a atitude que resultará na obra desejada e necessária. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome..." (João 1:12)

            É lícito perguntar como é que chegamos a Ele. Entendo sua perplexidade, pois Ele não é um ser de carne, ser visível, ser palpável ou de forma de ser compreendido com um dos cinco sentidos do ser humano. No entanto há maneiras para chegar que nos garante uma audiência com Ele, bem como uma perfeita certeza que já estávamos na sua presença.

            Uma das maneiras de aproximação a Deus é por meio do louvor. Louvor é nada mais, nada menos que a lembrança e menção das obras maravilhosas Dele. Isto pode ser a menção em forma de agradecimento pela divina providência das nossas necessidades diárias, sejam espritituais ou materiais. Quando alguém começa lembrar tudo que Deus fez e expressar isto em voz audível há um sentimento profundo na alma que confirma que está chegando até a presença Dele.

            Outra maneira é a de levar o louvor ao ponto onde o louvor se torna uma adoração profunda. Isto é uma atitude do ser mais profundo onde se expressa um amor sincero, onde fica totalmente submerso na sua presença ao ponto de não querer mais deixar aquele lugar de intimidade tão maravilhoso.

            Chegar a Ele também é expressado pela fé que exercitamos ao pedir aquilo que necessitamos, ou que outros pelos quais oramos necessitam. Quando começa pedir, é o reconhecimento que somente Ele tem a resposta que necessita, que só Ele tem o poder para providenciar a necessidade. Lembra-se de Hebreus 11:6: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam."

            Deus iniciou a aproximação, agora é sua vez de aproximar-se a Ele. Ele está lhe aguardando.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Esperar por Deus nunca é um desperdício de tempo.