>
 

Eu Creio

            Esta manhã durante meu devocional matinal, quando orava e expressava minha gratidão a Deus, fui dirigido, creio por Deus, para pensar no fato que eu creio; sim creio em Deus, na sua encarnação na pessoa de Jesus Cristo, no Evangelho, na vinda iminente do Senhor, na Sua Palavra, entre outras coisas pertencentes a esta grande fé. Aí comecei me lembrar de pessoas que não crêem, e outras que uma vez creram, mas voltaram para a vida mundana anterior e não crêem mais. Naquele momento entrou no meu coração uma alegria tão grande pelo simples fato de poder crer naquilo que a Bíblia nos ensina; isto é, crê sem sombra de dúvida.

            Nestas alturas do devocional lembrei-me de outra vez que aconteceu a mesma coisa. Estava na plataforma de uma igreja adorando a Deus com os demais quando comecei me encher de alegria pelo fato de simplesmente poder crer no Evangelho. Que bênção!

            Quando Jesus ressuscitou dos mortos, ele apareceu para vários dos seus discípulos. Estes comentaram para Tomé que não acreditou. "Diziam-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei." Esta declaração fez com que o nome Tomé é sinônimo com incredulidade até hoje. Oito dias depois Jesus apareceu outra vez com Tomé presente e foi realizado o desejo dele de acabar com suas dúvidas. No entanto, Jesus sabia que só ele poderia fazer assim e que seria necessário mais fé da parte de outros, inclusive nós. Jesus, então, pronunciou o seguinte: "Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:25 e 29) Imagine! Você pode ser bem-aventurado ainda que nunca visse a presença física de Jesus, e nem ouviu alguma palavra audível da boca Dele.

            Em Marcos 9:14-29, Jesus operou um milagre em um jovem lunático, que na realidade estava possesso de um espírito maligno. Este milagre dependia da fé do pai que pediu ajuda da parte de Jesus. No versículo 23 Jesus disse ao pai: "... Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." Versículo 24 é notável: "E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio Senhor! Ajuda a minha incredulidade."

           Provavelmente é assim que sentimos frequentemente diante de desafios enormes, enfermidades, desemprego, aperto financeiro, relacionamentos difíceis, entre outras coisas que parecem como grandes montanhas a nossa frente. Cremos, mas ao mesmo tempo reconhecemos que nossa fé é fraca, debilitada com os meses ou anos de lutas. Pode ser com lágrimas que nós também clamamos ao Senhor para ajudar a nossa incredulidade. Marta e Maria afirmavam sua fé na ressurreição do seu irmão Lázaro no final dos tempos, mas nem imaginavam que poderia ocorrer uma ressurreição naquele momento. Jesus disse a elas: "Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40)

          Se você está enfrentando um obstáculo enorme hoje, simplesmente crê. Se sua fé é fraca, clama como o pai do jovem para que Jesus fortaleça sua fé. Tudo é possível ao que crê. E, se hoje está crendo, agradece a Deus por poder crer sem incredulidade. Você é abençoado!

Philip D. Walmer