>
 

Até Que Se Tornou Forte

Em um conto de fadas de Lilith George MacDonald, gigantes vivem entre as pessoas normais. Esses gigantes devem conduzir suas atividades diárias com muito cuidado. Quando eles dormem, o seu ronco é perturbador. Quando viram, casas podem ser esmagadas sob o seu peso.

Na Bíblia, Uzias tornou-se um "gigante" de homem depois de se tornar rei aos dezesseis anos. (II Crônicas 26:3-15) As chaves para o seu sucesso estão registrados em II Crônicas 26. Amazias, seu pai, deu um bom exemplo para ele, "Ele fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai." (v. 4) O profeta Zacarias instruiu: "Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar." (v.5) Ele tinha um exército de guerreiros e generais capazes que o ajudaram: "Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra em tropas, segundo o rol feito pelo escrivão Jeiel e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos príncipes do rei. O número total dos cabeças das famílias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. Debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos. Preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos e até fundas para atirar pedras. Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte." (vv.11-15). E Deus o fez prosperar (v.5).

Claramente, o rei Uzias tornou-se um "gigante", através da bênção do Senhor. Mas, depois de alcançar o sucesso, ele ficou descuidado e tropeçou terrivelmente. O segredo para a sua queda é encontrado na frase "... porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte." (v.15)

Essas últimas quatro palavras servem como uma advertência forte para todos nós. O coração de Uzias: "... exaltou-se... para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus..." (v.16) Ele usurpou os deveres sacerdotais e se tornou leproso. (vv.16-21)

Todos nós fomos maravilhosamente ajudados por nosso Senhor Deus, por aqueles que Ele tem dado para estabelecer um exemplo para nós, e por aqueles que servem ao nosso lado. Quando nós nos tornamos fortes, temos que tomar muito cuidado, ou nós também tropeçaremos. - Albert Lee

Enquanto Uzias buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar (v.5). Ele prosperou em suas causas militares, "Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas." (v.7), sua reputação: "Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte." (v.8), seus projetos de construção: "Também edificou Uzias torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e à Porta do Ângulo e as fortificou." (v.9), e seu cultivo nos campos: "Também edificou torres no deserto e cavou muitas cisternas, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura." (v. 10) Deus abençoa as áreas da vida que são rendidas a Ele. - Dennis Fisher


Quando tudo vai bem e eu me sinto forte,

Oh, ajude-me, Senhor, para ver

Que eu tenho que colocar a minha confiança

Em Ti e não em mim. - Anônimo


Pensamento do Dia:
Eu nunca conheci um homem que me deu problemas, tanto quanto eu mesmo. - D. L. Moody