>
 

Lidando com o Remorso

Conheço o remorso... Você provavelmente o conhece também. Todos nós temos momentos em que gostaríamos de apagar os pecados e fracassos indelevelmente impressionados em nossas mentes.

O poder terrível de remorso mudou um ex-soldado americano em 1974, para enviar uma nota ao governo dos EUA que dizia: "Estou enviando U$10,00 para os cobertores que eu roubei na Segunda Guerra Mundial. Minha mente não consegue descansar. Desculpe o atraso. Quero estar pronto para encontrar com Deus." Seu dinheiro foi depositado em um "Fundo de Consciência", iniciado em 1811, que recebe uma média de U$45.000,00 a cada ano e tem alcançado em um total de mais de US$3.500.000,00.

Sim, o arrependimento é uma emoção poderosa. As pessoas que enviaram este dinheiro provavelmente encontraram grande alívio de seus sentimentos de culpa que roia suas consciências. Mas esta ação sozinha não pode trazer a paz com Deus. Apenas o colocar pessoal de nossa confiança em Cristo como nosso Salvador é que poderemos experimentar o perdão completo de Deus de todo o nosso pecado. "Se confessarmos [a Deus] os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9)

Anos depois do apóstolo Paulo se tornar um filho de Deus, ele ainda se lamentava por ter perseguido os cristãos: "Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal."  (1 Timóteo 1:12-15) Ele não podia desfazer o passado, e ele nem tentou. Em vez disso, ele se dedicava a fazer a vontade de Deus. O Senhor ainda o usou de maneira poderosa. Isso nos assegura que os erros do passado não precisam arruinar nossas vidas, mesmo quando não podemos fazer nada para desfazer a vida anterior a Cristo. Que maravilhosa salvação que temos! - Herb Vander Lugt


Os remorsos vãos de ontem

Sumiram pela graça indulgente de Deus;

O medo aterrorizante sumiu,

E o gozo veio tomar o seu lugar. - Ackley


Pensamento do Dia: Cristo remove nosso passado culpado e nos dá um futuro glorioso.