>
 

Obras da Carne - 2

Número 2

                A tendência da maioria de pessoas de fé cristã em relação às obras da carne é pensar acerca de prostituição, idolatria, bebedices e outras coisas do gênero. Mais uma vez rogo aos meus leitores para examinar melhor as Sagradas Escrituras, não rejeitando as mesmas, todavia procurando  aplicá-las a sua própria vida para proveito pessoal na vida cristã. Muitos tendem aplicá-las às vidas dos outros, ignorando suas próprias necessidades. Jesus disse: "Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?" (Mateus 7:3) Ninguém lhe estabeleceu como juiz de outrem. As Escrituras, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento ensinam a responsabilidade de cuidar de si mesmo e não da vida alheia. O crente agradável a Deus é aquele que cuida de si mesmo, não de outros crentes, e se torna evangelista do perdido.

            Daremos uma nova olhada às obras da carne: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." (Gálatas 5:19-21)

            Não há dúvida que os pecados que o crente mais aborrece estão nesta lista das obras da carne. Mas, é de grande valor para o crente notar que há outras coisas nesta lista que são praticados com frequência por membros das igrejas que se consideram bons e efetivos. Não, ele não pratica atos imorais, bebedices, idolatria e coisas semelhantes. No entanto, é culpável de dissensões, ciúmes, iras, discórdias, facções e outras coisas desta natureza? Membros conhecedores e honestos são obrigados admitir que têm presenciado em flagrante estes atos canais. Pare! Não estou dando licença a ninguém começar julgar os outros, pois isto, como disse acima, não cabe a nós. É necessário, no entanto, que cada um examine-se a si mesmo. Você tem uma ou mais destas obras detestáveis a Deus na sua vida?

            Lembra-se que a passagem de Gálatas tem uma advertência forte: "... não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Você tem inimizade com alguns da sua igreja ou congregação? Pratica a porfia? Que é isso? Contenda obstinada de palavras, discussão, disputa, polêmica, insistência insensata ou importuna, teimosia, obstinação, competição, rivalidade e etc. E o ciúme? Não me diz que não está na igreja, pois pastorei por algumas décadas. Examine-se a si mesmo para ver se isto pode estar na sua vida. E a ira? Agora coloquei o dedo onde mais dói, não é? Quantos sofrem com isso, e quantos sofredores existem por causa dos que não têm controle próprio e entram em excessos de ira e às vezes por razões fúteis. Além destas coisas ainda têm as discórdias, dissensões, facções e invejas.

            Quando esta lista é considerada seriamente, e quando as palavras são entendidas na sua integridade, não há um que possa se gabar de ser perfeito, que não necessite de um bom tempo de oração e arrependimento. "Não há justo, nem sequer um..." (Romanos 3:10)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O maior dom que podemos dar aos outros é um bom exemplo.