>
 

Obras da Carne - 3

Número 3

 

            "... mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:7-9)

            Creio que os leitores que participaram dos dois devocionais anteriores deste mesmo assunto entendem com perfeição que o vencimento das obras da carne é imprescindível para salvação. A salvação eterna da alma é, ou deve de ser, o alvo principal de cada frequentador de igreja. Em alguns casos, mediante de tanta pregação de prosperidade monetário e material, pode ser entendido que alguns frequentam a igreja por motivos materiais, em vez de buscar a prometida vida eterna.

            Compreendendo perfeitamente Gálatas 5:19-21 qualquer pessoa entende que se praticar os atos mencionados nesta lista das obras da carne, simplesmente não herdará o direito de entrar no paraíso preparado por Deus pare os fieis. O livro de Apocalipse fornece outra lista de infrações das leis de Deus que impedirão a entrada de pessoas no lugar de descanso eterno. "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Apocalipse 21:8) As Escrituras são claras, mas frequentemente ignoradas propositalmente por pessoas que pensam que a graça de Deus no final há de superar tudo e deixar todos entrar no santuário especialmente preparado para os santos de Deus. Inferno existe, bem como o lago de fogo e a segunda morte (eterna), e quem pratica as obras da carne corre o risco de ser condenado para estes lugares. As obras da carne precisam ser vencidas.

            A solução está na oração. A oração corporativa na igreja é de grande valor, e deve ser praticada por todos os crentes. As devoções familiares também cooperam tremendamente na salvação de todos os membros da família. No entanto, a prática destes exercícios espirituais, embora essenciais, não podem, de forma alguma, tomar o lugar de orações particulares (privadas) onde a pessoa pode estar a sós com Deus. É aí que o crente pode desnudar a alma sem que outras possam ouvir ou tomar ciência da vida íntima de quem ora. A pessoa precisa disto, pois não quer que nem os familiares ficam cientes dos seus delitos. Em esta atitude de oração pode haver total honestidade na presença do Senhor. Lá os pecados mais terríveis podem ser confessados e vencidos sem o conhecimento de outros. Agora, esta oração não é uma de poucos minutos, mas uma onde a pessoa demora, se for necessário, por horas, até vencer no Espírito, até ter uma visão de como Deus vê o pecado e assim adquirir um horror do pecado, um ódio pelo pecado e um santo temor de cometer algo que desagrada Deus e colocar a eterna salvação em perigo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces." (Provérbio Persa)