>
 

ReligiĆ£o Moderna

            A religião moderna está produzindo cada cenário interessante, ou melhor, absurdo. Enquanto alguns ignoram a Palavra de Deus e tentam profetizar a vinda do Senhor ou o fim do mundo, outros andam dizendo que esta parte ou aquela parte da Bíblia não tem mais relevância hoje. Por alguns religiosos a Bíblia tornou-se apenas literatura qualquer ou até um livro odiado.

            Conta-se a história, a verdade da qual desconheço, de um ministro que foi visitar um membro da sua congregação que se encontrava acamado por algum tempo. O pastor somente soube da seriedade da enfermidade do membro ao chegar a sua casa e ser informado que estava desenganado dos médicos. Ele procurou entregar umas palavras de bom ânimo, fé e esperança. Mas parecia que suas palavras não tiveram muito bom efeito. Vendo que o homem tinha sua Bíblia na mezinha de cabeceira, a tomou em mãos para ler uma passagem que poderia ter efeito melhor para encorajar o membro.

            Espantou-se, no entanto, quando vi a Bíblia toda cortada. Páginas inteiras estavam faltando enquanto outras páginas tinha partes cortadas do meio das folhas. Emudecido ele folheou  de capa a capa e viu a mesma coisa na Bíblia inteira. Recobrando a voz, e meio gago, indagou para o doente o que tinha acontecido com sua Bíblia. "Há, sim, pastor, ao longo destes anos que frequentei a igreja, fui removendo tudo que o senhor pregava que não é mais válido para nós hoje." É assim que acontece em muitos lugares de culto hoje em dia.

            Davi declarou em II Samuel 7:28: "Agora, pois, Ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade..." A mulher de Sarepta declarou ao profeta Elias: "... Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade."  (I Reis 17:24) O valor da Palavra de Deus foi declarado por Davi em Salmos 119:99: "Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus mandamentos."

             Jesus conclama em João 17:17: "... a tua palavra é a verdade."  Nota que diz a verdade e não uma verdade, e isto faz uma diferente muito grande.

            Paulo encorajou Timóteo com estas palavras: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15) Ainda a Timóteo Paulo elogiou a Palavra de Deus em II Timóteo 3:15-16: "... e que desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção para a educação na justiça."  Será que vale a pena desprezar esta Palavra de tão grande valor? Será que temos o direito de aceitar apenas o que nos agrada e descarta o restante?

            João, o Revelador responde esta pergunta em Apocalipse 22:18-19: "... Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."

Philip D. Walmer