>
 

Quem Tem Medo?

            "Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem Paulo; mas vós quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, desnudos e feridos, fugiram daquela casa." (Atos 19:15-16)

            Apesar dos vários relatos bíblicos, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, da existência do diabo e de espíritos malignos, há pessoas que não acreditam. De outro lado existem as pessoas que sabem bem que existem estas criaturas, mas jamais acreditam que podem possuir um corpo humano. É triste, mas verdadeiro que há pessoas possessas com espíritos malignos que não sabem do fato, e já vi vários casos assim. Elas vem tomar conhecimento desde fato ao entrar em contato com alguém realmente cheio do Espírito Santo ou participar de um culto evangélico onde o poderoso Espírito do Senhor está presente.

            Durante os anos do meu ministério, tive pessoas na igreja que foram libertas de espíritos malignos em uma demonstração do Espírito Santo operando poderosamente na vida de um servo de Deus. No entanto, apesar da libertação verdadeira, de sentir livre dos pecados por meio do arrependimento e o batismo nas águas em o nome de Jesus Cristo (Atos 2:38), e sentir o poder do Espírito Santo residente nelas, não conseguiram adquirir total confiança que possuíram poder sobre o diabo e os espíritos malignos. Viveram uma vida cristã transtornada e recheada de medo e terror.

            Existem, todavia, aqueles que devem ter medo e não têm o bom senso de temer a realidade da possessão demoníaca. Um caso desta sorte foram os sete filhos de Ceva em Atos 19:13-20. O problema em primeiro lugar pode ser a falta de uma experiência real de salvação que inclui o batismo do Espírito Santo, como é testemunhado várias vezes no livro de Atos. (2:1-4, 4:31, 8:15-17, 9:17, 10:44-48, 19:5-6) Em segundo lugar são aqueles que não têm uma atitude correto em relação a obra do Senhor. Em vez de simplesmente ser usados por Deus para efetuar Sua obra na terra, querem demonstrar poder, habilidade e superioridade, a fim de ter reconhecimento humano e se levantarem com orgulho como um poderoso no meio da igreja. Uma ou outra atitude é perigosa, como exemplificado no caso dos sete filhos de Ceva e o caso de Simão em Atos 8:9-25.

            Em Marcos 16:15-18 Jesus ordenou seus discípulos para ir ao mundo inteiro para efetuar obras de libertação, cura, salvação, entre outros milagres e prodígios. Em Atos 1:4 Jesus expressamente ordenou que seus discípulos não saíssem de Jerusalém até que ficassem cheios do Espírito Santo. No versículo oito Ele descreve este batismo como um de poder para operar o que Ele ordenou em Marcos 16 que fizessem.

            O diabo sabe muito bem quem é real e quem não é; quem tem o poder e quem não tem. Se você realmente tem a plenitude do Espírito Santo habitando na sua vida, você verá o cumprimento de Romanos 16:20 no seu ministério como ministro da Palavra ou como membro da Igreja: "E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás."

Philip D. Walmer