>
 

As Orações de Quem

            "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (RA) "A oração de uma pessoa piedosa tem muito poder."  (NTLH) "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (COR) (Tiago 5:16)

            Eu não oponho de orar por qualquer pessoa e qualquer situação e desafio na vida dela, seja ela da igreja ou não. Isto tem sido meu encargo como pastor ao longo dos anos. Não há dúvida que existe um certo sentimento de bem estar quando os membros depositam tanta fé e confiança na pessoa do pastor. Tenho provado ao longo dos anos que Deus responde as orações dos homens e mulheres aos quais Ele coroa com uma chamada específica. Isto beneficia grandemente a Igreja e a obra do Senhor na terra.

            No entanto, o que me preocupa é que muitos cristãos não confiam no poder das suas próprias orações. Isto é completamente contraprodutiva para todos, a pessoa necessitada, a igreja e terceiros que necessitam a intervenção de Deus na sua vida.

            Anos atrás quando estava iniciando meu ministério, um casal de crentes vieram de outra cidade, transferido pela empresa para qual trabalhava. Este casal foi uma bênção para a igreja de muitas maneiras diferentes. Mas um desafio foi que o homem não tinha recebido o Espírito Santo conforme o padrão do Livro de Atos. Em cada culto ele pedia oração por ele mesmo, mas não frequentou muito a oração no altar no final dos cultos. Meu pai, crente experimentado de muitos anos de cresça, finalmente ficou um pouco aborrecido com os incessantes pedidos de oração por este irmão de fé, e o fato que ele aparentemente não fazia suas próprias orações. Pai disse claramente para ele que era necessário para ele fazer suas próprias orações. Pouco tempo depois eles foram novamente transferidos. Contudo, ele pôs em prática os conselhos do meu pai e pouco tempo depois recebemos notícias que ele tinha recebido o Espírito Santo.

            Um jovem que cursava nosso seminário veio falar comigo, relatando que o ambiente no seu trabalho era quase insuportável. Eu o aconselhei para levantar pela manhã com tempo suficiente para fazer um devocional, que incluiria a leitura de uma passagem não muito comprida da Palavra de Deus, e orar por pelo menos quinze minutos. Dentro de mais ou menos duas semanas ele voltou para relatar que Deus interveio no ambiente do seu trabalho depois que ele seguiu fielmente meus conselhos. Foi claramente as orações dele, pois eu não mais me lembrei da situação dele. Isto provou para ele o poder de suas próprias orações.

            Você será perdoado dos seus pecados se na oração se arrepender. (I João 1:9)

            Você jamais receberá o Espírito Santo sem orar, que inclui louvor e adoração. (Atos 1:14)

            Há pessoas que residem em lugares onde não tem acesso a qualquer ministro. Doença vem, outros desafios abatem no lar. O que fazer? Orar! Orar com fé que Deus também tem prazer em lhe ouvir e atender. Pedro declara em Atos 10:34-35: "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável."

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Temos que orar com os nossos olhos em Deus, não nas dificuldades. - Oswald Chambers