>
 

Provas e Tribulações

Eu tenho uma pergunta:

            O Senhor acha que Deus nos permite passar por provações só para tratar nosso caráter, ou porque algo em nós precisa ser tratado, como aconteceu com Jó? Eu estava frequentando uma igreja, mas me aconteceu algo, uma luta que me abalou muito. Mal estou conseguindo me levantar. Minha pastora disse que talvez isto aconteceu porque algo em mim precisa ser tratado. Mas eu não consigo aceitar isso. Estou sem forças para lutar e aceitar. O que aconteceu? O que é que eu faço?

            Eu recebi a pergunta acima de uma senhorita, que obviamente quer servir a Deus e salvar sua alma, mas não entende as lutas, provas e tribulações que têm aparecido na sua vida. Por alguns dias eu tenho considerado esta pergunta, e não a respondi imediatamente, pois queria fornecer uma resposta adequada. Quanto mais meditava acerca desta pergunta, que creio veio de um coração sincero, quanto mais vi que não poderia responder em um só devocional curto. Creio que Deus tem me aberto a mente para ver que há muitas facetas a esta pergunta, e é bem possível que eu escrevo vários devocionais para responder o que provavelmente é uma questão, não somente desta única senhorita, mas de muitas pessoas novas e idosas de idade mesmo, e de outras novas e idosas de fé.

            Nada me comove mais do que receber perguntas desta natureza, e sentir o desafio de agir, no possível, com a unção do Espírito Santo para respondê-las e ao mesmo tempo ajudar alguém  servir a Deus com vitória que resulta na salvação da alma. Como é o meu direito, editei a pergunta para ficar clara para os leitores e mais fácil para responder. Se esta leitora ou outros leitores tenham outras perguntas relacionadas a esta, ou outros assuntos que gostaria de vir respondidas nesta página, é favor os apresentar, escrevendo para opastor@simfiel.com.br. Farei, então, o possível de responder estas com a unção do Espírito Santo e o meu conhecimento da Palavra de Deus.

            Infelizmente há muitos que embarcam no caminho para o céu, abraçando a fé cristã com amor e confiança, pensando que o fim de todos os seus problemas chegou ao fim. Com esta mentalidade, ao chegar a primeira prova, quando cair na tentação, ou do diabo ou da própria carne, acontece um abalo muito grande, por pensar que isto jamais aconteceria agora que é cristão.

            Em primeiro lugar todos nós precisamos entender que provas e tribulações virão a todos, e particularmente ao cristão. Ao nos converter a Cristo, mudamos de time. Não pertencemos mais ao time do diabo, tendo nós nos tornado opositor dele, e isto ele não gosta. Ele não deixará ninguém ir embora do seu reino de graça, sem luta, sem lutar pelo seu retorno. Em outras palavras, cada pessoa que se torna cristã deve esperar lutas, provações, dificuldades, tribulações, entre outras coisas semelhantes.

           Veja o que Pedro tem a nos dizer depois de passar por várias tribulações que finalmente o levaria a ser crucificado: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando." (I Pedro 4:12-13)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não ora quando sente vontade. Marca um encontro com o Senhor e mantenha-o. Um homem é poderoso de joelhos. - Corrie ten Boom -