>
 

Uma Palavra Amável

Um obituário do jornal me chamou a atenção com esta declaração: "Culto fúnebre para um homem afável (João faz tudo) será realizado hoje" Em vez de se concentrar em um dos imponentes e influentes da sociedade, o artigo conta a história de um reparador de eletrodomésticos de setenta e nove anos que era conhecido por sua integridade, caráter, e felicidade inextinguível.

O presidente da empresa para a qual o homem tinha trabalhado disse, "Metade de seu trabalho era ir para as casas das pessoas e consertar os eletrodomésticos e a outra metade foi para consertar as pessoas. Tivemos muitos cliente com problemas que requisitaram pelo nome dele. Ele era muito jovial, muito simpático, e sempre tinha uma palavra amável."

Não importa o que é nosso trabalho, talvez o trabalho mais importante que fazemos é ajudar e encorajar as pessoas, especialmente por aquilo que dizemos.

O livro de Provérbios fala muitas vezes do poder da língua para ferir ou curar. Por exemplo: "A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito... O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" (Provérbios 15:4, 23)

Vamos representar Cristo hoje. Que honra seria se fôssemos conhecidos como pessoas felizes que têm um sorriso e uma palavra amável para todos. - David McCasland


Leia: Provérbios 15:1-7, 23-28

 

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito. O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência. Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação. A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim... O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!  Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo. O SENHOR deita por terra a casa dos soberbos; contudo, mantém a herança da viúva. Abomináveis são para o SENHOR os desígnios do mau, mas as palavras bondosas lhe são aprazíveis. O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá. O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades."


Uma palavra descuidada pode acender rixas,

Uma palavra cruel pode destruir uma vida;

Uma palavra oportuna pode diminuir o estresse,

Uma palavra amável pode curar e abençoar. Anônimo

 

 Pensamento do Dia: ​​Palavras amáveis são sempre o tipo certo.