>
 

Guiado - 3


Número 3

 

O ato de arrependimento, bem como a própria palavra significa, não cabem muito bem dentro do estilo de vida da maioria. Tanto um quanto outro requer que a pessoa admita que pecou e por tanto é pecador, e isto sempre traz um desgosto para pessoas dotadas de orgulho da vida que levam.

Ser guiado pela Palavra de Deus e ser guiado para o arrependimento. Quando Davi foi confrontado com seus grandes pecados, em vez de rejeitar a mensagem do profeta, e ignorar a mensagem de Deus, ele, prezando muito seu relacionamento com Deus, achou um lugar de arrependimento. Confira a confissão e arrependimento dele em Salmos 51. Este ato de humilhação, confissão e arrependimento o trouxe de volta à plena comunhão com Deus. Que maravilha! De afastado de Deus ele foi restaurado à plena comunhão. Alguns, por não querem admitir seu pecado, ou pecados, e os confessar a Deus (sim, a Deus e não a qualquer homem que não tem o poder de perdoar o pecado) vivem em estado perpétuo de afastamento de Deus, jamais podendo apreciar a maravilhosa vida de comunhão íntima com o Senhor da Glória.

A revelação do pecado na vida de uma pessoa só se realizará corretamente mediante a Palavra de Deus, pela leitura Dela. O maior problema, posso dizer, erro cometido nos dias de hoje é de comparar a vida própria com a de outras pessoas ou a sociedade em volta. Por fazer assim tem havido uma lenta degradação na definição do que é e não é pecado. Por exemplo, a aceitação de fornicação, adultério e até a realização de atos sexuias entre pessoas do mesmo sexo está sendo largamente aceita no meio das igrejas evangélicas, que poucos anos atrás encararam estes atos com horror, indignação e o merecido juízo da parte das lideranças eclesiásticas que temiam a Deus e Sua Palavra. Hoje, até lideranças praticam tais atos impunemente, e sendo culpadas dos mesmos pecados não podem sentar no tribunal para julgar outros imparcialmente de acordo com as leis de Deus.

Ouça a Palavra: "Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez" (II Coríntios 10:12) Ninguém deve jamais comparar a si mesmo com outros, ainda que estes sejam tidos por altamente espirituais, mas exclusivamente com a Palavra de Deus, que é a lei perfeita e única medida correta e aceitável por Deus.

A leitura constante da Palavra de Deus lhe revelará se tem ou não tem pecado na sua vida. Talvez seja por isso que muitos crentes não abrem a Bíblia, pois não querem olhar dentro do espelho da Palavra que reflete o tipo de pessoas que realmente são. A Palavra revela, e isto é uma bênção, pois sabendo o que está errado na vida, o que está alojado no coração que não agrada a Deus é o que dá condições para orar sabiamente e especificamente para ser completamente perdoado de toda a iniquidade.

Qualquer pessoa que preza seu relacionamento com Deus estará sempre em atitude de arrependimento diante Dele, pois não deseja ficar de mal com o Único que tem o poder de sua vida eterna nas mãos Dele.

Philip D. Walmer