>
 

Guiado - 5


Número 5

 

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9)

Que ato mais simples! Que resultado mais maravilhoso! Fico maravilhado diante deste versículo e a promessa que ele me traz. E, não só para mim, mas para todos que crêem na promessa e praticam o que o versículo diz a ser a responsabilidade de todos.

Entendo que há uma confissão coletiva; por exemplo de pessoas em prol dos pecados da nação, uma espécie de imploração que Deus não julga a nação demasiadamente severo por seus pecados. Isto não quer dizer que Deus realmente perdoa, mas isto mostra a Deus a atitude de piedade que existe dentro do coração do crente. Se pessoas suficientes fossem se colocar diante de Deus em tal atitude de oração, não há dúvida que Deus agiria de alguma forma para responder as orações sinceras dos seus filhos.

No entanto, o versículo nos ensina que a verdadeira confissão e arrependimento é pessoal, e exige que cada uma trata de confessar seus próprios pecados. Eu não posso confessar os pecados da minha esposa, filhos, irmãos e membros da congregação e esperar que Deus os perdoe. Cada pessoa tem que sentir aquele compugimento no coração e agir de acordo. Deus somente perdoa quando a própria pessoa confesse seus próprios pecados, os abandonando e voltando para Ele. Em outras palavras, eu preciso tratar dos meus pecados em conversa privada com Deus e você precisa fazer o mesmo.

Volto a repetir que este ato é tão simples e traz resultados absolutamente maravilhosos. Questiono, então, porque tantas pessoas jamais praticam este ato para poder sentir o alívio do peso das suas iniquidades. Veja que II Crônicas 7:14 diz que em primeiro lugar a pessoa, pessoas ou nação precisa se humilhar. Eis, o ponto mais crucial deste assunto. Antes que haja qualquer confissão ou arrependimento, tem que haver a humilhação de si mesmo diante de Deus. Tiago disse da sua experiência: "Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10) Pedro, que era um orgulhoso e bravo pescador, fala da sua experiência também: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte..." (I Pedro 5:6) Não pode haver a exaltação à condição verdadeira de filho até que haja a humilhação, seguida do arrependimento.

Através destes cinco devocionais espero que deu para você, meu leitor, entender com perfeição a importância da Palavra de Deus na sua vida. Ela revelará o pecado que porventura aparece na sua vida. Em seguida Ela lhe levará a sentir o peso do seu pecado seguido do compungimento (dor aguda na profundezas da alma) que só será aliviada pelo arrependimento.

Se a Palavra de Deus habita constantemente no seu coração Ela pode lhe proteger do pecado (Salmos 119:11), avisando com antecedência quando está prestes a cometer algo que comprometeria seu relacionamento com Deus e sua salvação. Não posso enfatizar demais a importancia da leitura diária deste livro de suma importância na vida de todos, sim todos os crentes, inclusive ou mais ainda na vida daqueles que são ministros da Palavra.

Philip D. Walmer