>
 

Não Por Força Nem Poder

 

Leia: Romanos 10:1-17

"1  Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. 2  Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. 3  Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. 4  Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. 5  Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. 6  Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7  ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8  Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11  Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12  Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13  Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14  Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15  E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo."


Eu podia sentir a angústia nas palavras de sua carta: "Eu quero muito para o meu pai vir para o Senhor. Eu faço o meu melhor para ser a filha perfeita e testemunhá-lo. No entanto, eu sempre faço algo errado. Ele vai para o inferno, e vai ser minha culpa."

Ninguém pode duvidar do amor desta filha para o pai dela. Ela quer o que é melhor para ele. Mas pense por um momento. Ela não pode fazer a escolha por seu pai. Ele deve, pessoalmente, receber a Cristo como seu Salvador.

Há algo mais. No livro de Zacarias, o Senhor disse: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (4:6). Nós fazemos todo o possível para ser uma testemunha e exemplo eficaz, mas o trabalho de mudança de vida é feito por Deus.

O coração do apóstolo Paulo foi ferido por causa de seus compatriotas judeus que não haviam aceitado a Cristo (Romanos 10). No entanto, ele sabia que era uma decisão que só eles poderiam fazer quando o Senhor moveu em seus corações para aceitar a verdade da Palavra de Deus.

O que não podemos fazer para mudar um coração, o Senhor faz por Seu todo-poderoso Espírito. Nossa amada salvação não depende de nosso testemunho perfeito. Portanto, não devemos nos culpar por não ser bom o suficiente. Deus é forte o suficiente para derrubar montanhas (Zacarias 4:7). Se nós estamos fazendo a nossa parte, podemos confiar nEle para fazer a Sua. - Dave Egner


Uma operação divina tudo,

Pelo próprio Espírito de Deus dado,

Pode plantar dentro de uma alma pecadora

Um novo coração preparado para o céu. - Bosch


Pensamento do Dia:
Podemos plantar a semente, mas só Deus pode dar a colheita.