>
 

Fermento

 

          Durante nossos estudos teológico no seminário há mais de 50 anos atrás, um de nossos professores pediu que fizéssemos um estudo do uso da palavra "fermento" no Novo Testamento. Era para determinar se fermento se referia a algo bom ou algo ruim. Procurei todas as referências que poderia achar e analisei cuidadosamente o sentido do uso da palavra. Após este estudo meticuloso cheguei à mesma conclusão dos meus colegas de aula que a menção de fermento na Bíblia sempre, ou quase sempre, se referia a algo indesejável ou algo mau.

          Fermento na antiguidade era o produto de uma massa que foi deixada ao ponto de fermentar ou azedar e na realidade seria considerada indesejável para consumo humano. É, na realidade uma enzima ou organismo capaz de provocar a fermentação. No entanto, usado em quantidades medidas e exatas poderia ser usado para fazer vários tipos de massa crescer. Mas, se o processo de fermentação não é interrompido por levar a massa ao calor do forno, em breve toda a massa seria fermentada e inadequada para consumo humano. Fermento é adquirido em várias formas secas hoje em dia, mas o efeito é o mesmo. Ele leveda e faz a massa dentro da qual é colocado crescer, por tomar conta de toda a massa.

          Quando os Israelitas foram instruídos acerca da celebração da Páscoa, as instruções incluíram o uso de pão sem qualquer espécie de fermento. De fato foi necessário para eles eliminar todos os vestígios do fermento de suas casas. Foi um trabalho levado a sério por todos para serem aceitos e não condenados por Deus, a quem ofereceriam os sacrifícios da Páscoa.

          Quando nascemos, foi com o fermento do mundo, da carne e da iniquidade já residentes dentro de nós. As Escrituras dizem: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." (Salmos 51:5) A natureza pecaminosa veio conosco para a vida. O homem não podia escapar disto, estando sempre sujeito a sua natureza. As Sagradas Escrituras recordam as obras más de gerações de seres humanos. Horrores foram cometidos por homens e mulheres. A Bíblia não passa a caiar a verdade, mas mostrar a natureza humana como ela realmente é. Assim mostra a necessidade que o homem tem de um Salvador poderoso que pode transformar a natureza do homem e fazer dela uma nova criatura. II Coríntios 5:17 declara: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." A velha natureza pode ser vencida somente pelo poder do Salvador, e é somente assim que o homem pode se tornar livre da velha natureza.

          "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado." (I Coríntios 5:7) Como é que podemos fazer isto? Por nos submeter exclusivamente a Jesus Cristo. Se qualquer um nota tendências da velha vida aparecer novamente na sua vida, ele precisa correr ao único que pode o auxiliar para lançar fora o velho fermento que quer tomar conta da nova massa que deve ser por estar em Cristo Jesus. Faça isto antes que a massa toda seja estragada. Submete a velha natureza ao fogo do Espírito Santo que aniquilará todo o efeito do fermento da iniquidade.

Philip D. Walmer