>
 

Fermento - 2


          Cristãos têm a tendência de seguir as normas da sociedade, classificando os pecados numa escala fictícia de gravidade. Contudo, a Palavra de Deus não faz assim, pois as obras da carne de Gálatas 5:19-21, por exemplo, coloca prostituição no mesmo nível com discórdias, dissensões e facções; dizendo no final da passagem que tanto um quanto outro fará com que o praticante de um ou outro não herdará o reino de Deus.

          Vamos examinar mais uma vez o que a Palavra de Deus diz com respeito o fermento de pecado: "Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado." (I Coríntios 5:6-7)

          É bom notar que "... um pouco de fermento faz levedar toda a massa..." É de grande valor notar a palavra "pouco". A tendência é de pensar que somente os pecados considerados como grandes, isto é, os mais graves de acordo com o pensamento humano causarão dano espiritual. É interessante notar que o cozinheiro quando faz pão usa apenas dois pequenos pacotes de fermento para 7,5 xícaras (um quilograma) de farinha de trigo. Esta pequeníssima quantidade de fermento leveda toda esta farinha e os demais ingredientes. Desta mesma maneira são as pequenas coisas que vem a estragar a vida espiritual. No livro de Cantares, que trata o assunto de relacionamentos, em capítulo dois e versículo quinze diz que eram as raposinhas que estavam estragando os vinhedos em fase de flor. Não foram animais grandes, contudo pequenos. Normalmente não são apenas os grandes pecados que arruínam o relacionamento com Deus, mas as coisas pequenas.

          Por exemplo: O pecado de Adão e Eva não foi uma coisa de grande porte. Apanharam apenas um pequeno fruto, mas por ser em desobediência ao mandamento de Deus, o relacionamento com Deus foi irrevocavelmente destruído. Um pequeno ato, e apenas um fruto pequeno trouxe severas consequências sobre eles mesmos e sobre toda a raça humana. Abraão acolheu o conselho da sua própria esposa, levou uma mulher que não era sua esposa para a cama de adultério e criou um problema do qual o mundo sofre até o dia de hoje. Sansão brincou com suas emoções sexuais, nunca cumpriu a vontade de Deus, deixou o povo de Deus escravo aos filisteus e acabou morrendo junto com seus inimigos.

          Conheço famílias cujos antepassados se envolveram em desvios sexuais jamais pensando em algo além do prazer do momento. Hoje qualquer um pode ver como estes atos culminaram na desintegração e destruição da família durante quatro ou mais gerações.

          A gente tem observado pessoas descartando conselhos espirituais sábios, deixando apenas um pouco do fermento de mundanismo, comportamento inapropriado, relacionamentos maus, costumes prediletos, entre outras coisas entrar na vida que acabaram com o relacionamento sadio com Deus.

          Durante o verão que passou aqui no hemisfério norte, andei todos os dias tirando as ervas daninha da minha horta e canteiros de flores. Quem cuidou da nossa casa durante os últimos dois meses de nossa ausência não teve tempo para fazer assim. Estou abismado de como estas coisas tomaram conta de tudo. Agora tenho muito trabalho para limpar tudo. Assim é na vida espiritual. Mantenha sua vida sempre limpa do pouco fermento para não sofrer dano espiritual.

Philip D. Walmer