>
 

Prazeres - 2


Número 2

 

            "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:1-2)

            O que se ouve mais e mais nos dias atuais é acerca de um desejo de estar livre. Pessoas querem ser uma lei para si mesmo; fazendo o que eles acham de ser o suficiente para serem aceitas por Deus e herdar a vida eterna e um lugar na Santa Cidade de Deus. Este grito para ser livre das leis de Deus não é algo novo, pois já foi dado várias vezes pelo povo de Israel. Teimando no desejo, rebelaram contra Deus e Sua leis, e posteriormente foram obrigados sofrer os resultados desastrosos das suas decisões. Israel reclamou que as leis de Deus eram severas demais e que não queriam servir a Deus controlado pelas leis Dele. Para eles parecia mais fácil servir os deuses falsos; imagens, esculturas e outras coisas terrenas feitas pelas mãos dos homens. Parecia assim fazendo que eles teriam passe livre, jamais sendo obrigados prestar conta a ninguém e podiam fazer tudo que queriam. No entanto, Deus não Se deixa ser escarnecido, e mais cedo ou mais tarde Ele traz todos ao juízo. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." (Gálatas 6:7-8) Israel sofreu terrivelmente por sua idolatria, mas jamais aprendeu a lição e logo depois da punição retornou a praticar a mesma idolatria.

            Há um nível de submissão a Deus que nos leva por experiências que façam crer que Sua vontade é sem questão alguma o melhor caminho. Vários homens cujas histórias achamos na Palavra de Deus sofreram as consequências de fazer sua própria vontade em vez de seguir às leis de Deus. Alguns aprenderam por meio da punição em tempo hábil e corrigiram seus erros, enquanto outros nunca aprenderam e morreram nos seus pecados. No primeiro grupo há homens como Davi e Jonas. No segundo grupo há homens como Sansão, Esaú e Judas.

            Quando alguém fala em leis, mandamentos, regras e etc. pessoas automaticamente pensam na restrição dos seus direitos. No entanto, como qualquer motorista sabe há uma infinidade de leis que governam o trânsito. Os acidentes, danos materiais, ferimentos físicos e mortes na maioria das vezes ocorrem quando estas leis são infringidas. O enfraquecimento espiritual, derrotas e mortes espirituais ocorrem sempre quando as leis de Deus são ignoradas, e desobedecidas. Quando uma pessoa propositalmente desobedece às leis do trânsito ela se coloca em risco de desastre, no entanto muitos fazem diariamente e aparentemente sem consequências, no entanto, mas tarde ou mais cedo o desastre ocorrerá e pode resultar em sérias consequências, ou até a morte do descumpridor.

            Na vida espiritual acontece a mesma coisa. Pessoas morrem espiritualmente para Deus. Quando Suas leis são desobedecidas. Familiares e parentes são irrevogavelmente perdidos sem esperança de salvação eterna. Não esquece que as leis de Deus são para o seu bem e devem ser amadas e quem ama a Deus e sua própria alma, nelas meditará de dia e de noite.

Philip D. Walmer