>
 

Prazeres - 3


Número 3

 

            "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:1-2)

            Como cristão há vezes que você tem vontade de poder sair deste mundo tão corrupto e depravado. Você se sente assolado por todos os lados pela maldade, pelas tentações e a pressão de conformidade ao mundo. Contudo, não há como escapar fisicamente do mundo. O crente é obrigado viver aqui e ser aquela luz que Cristo ascendeu dentro dele quando recebeu o Espírito Santo.

            Tenho falado nestes últimos devocionais acerca das coisas nas quais o crente deve ter prazer. Quem tem posto sua fé em Cristo Jesus jamais pode sentir prazer nas coisas do sistema deste mundo. No entanto cada um terá de andar lado a lado com aqueles que praticam a iniquidade. Davi compartilha uns segredos no meio desta luta feroz; indica um meio de escape que é infalível: 1) O crente "não anda no conselho dos ímpios". Você não pode evitar o contato com os ímpios e praticantes de iniquidade, mas não precisa seguir seus conselhos. Você não precisa beber, fumar, adulterar-se, praticar fornicação como eles, mentir, defraudar e etc. (A lista é grande demais para falar tudo.) Você pode ser sempre orientado pelo Espírito Santo, não necessitando de qualquer outro conselho a não ser o que vem de Quem jamais falha nos Seus conselhos. 2) Em seguida tem um conselho de Davi que vale ouro: " não se detém no caminho dos pecadores." Ainda que os passos do crente cruzam com os dos pecadores, não é necessário se deter no caminho destes malfeitores. O perigo é de se deter no caminho dos malfeitores e pecadores. O crente jamais deve sentir prazer nos caminhos dos pecadores ou nos seus prazeres, portanto nunca vai se deter junto com eles nas suas atividades, festas e etc. Se o crente se deter junto com eles, ele corre o perigo de ceder às tentações e se contaminar com seus pecados. 3) O crente não vai "se assentar na roda dos escarnecedores". É nestas rodas de conversas que se ouve piadas e palavras de baixo calão. É onde sua fé será criticada, onde religião de modo geral será rebaixada, e onde as coisas puras serão deturpadas. No mundo de hoje, o puro se tornou mal e o mal se tornou bom. Nenhum crente deve se sentir bem onde este tipo de conversa está em andamento e deve tratar de se remover do grupo.

            Quando o crente está no ambiente do seu trabalho, há vezes quando o velho ditado vale, e vale bem: "Melhor sozinho do que mal acompanhado". É melhor estar em algum cantinho quieto lendo seu Novo Testamento do que ouvindo coisas dos quais terá de limpar a mente e coração depois. É melhor estar sendo criticado por se afastar um pouco e se alimentar com a sadia Palavra de Deus do que se contaminar com as impurezas que procedem de vidas, mentes e corações que não foram transformadas por Deus.

            Vitória é alcançável! Segue os conselhos dos vencedores!

Philip D. Walmer