>
 

Guiado 7


Número 7

 

            Em seis devocionais anteriores abordei o assunto da importância da Palavra de Deus em nossas vidas, pois por Ela podemos ser guiados a conhecer a verdade acerca de absolutamente tudo que Deus quer nos ensinar. A razão porque a Palavra de Deus é tão eficaz em falar com o ser humano é: "... porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:21) Deus na Sua Divina Sabedoria moveu sobre homens submissos a Sua vontade e estes escreveram o que Deus os moveu para escrever. Em outras palavras, estes homens não eram os autores da Palavra de Deus, mas serviram apenas como escribas aos quais foram ditados as palavras para escrever; e quem falou era o próprio Deus, denominado neste versículo como o Espírito Santo.

            É coisa tremenda entender que Deus tem a capacidade de falar diretamente com o homem por via do Seu Espírito. Também é maravilhoso entender que havia homens que podiam ouvir diretamente de Deus. Estes homens foram santos. Eles também foram fieis, jamais demonstrando suas próprias vontades, mas exclusivamente a vontade de Deus nas suas escritas. Assim foi transmitida para nós, até vários milênios depois, com precisão, aquilo que era a vontade de Deus para seus súditos.

            Por meio do Seu Espírito Santo, Deus moveu sobre os homens que fielmente propagaram a vontade de Deus para toda a raça humana. Transmitir foi o desafio menor. O desafio maior era de convencer os homens da validade desta Palavra e que o melhor caminho sempre era de seguir os conselhos de quem criou o homem.

Cada carro vem um manual de proprietário. Este manual é sempre preparado pelo fabricante, pois por ser quem criou e montou o carro sabe melhor do qualquer outro quais são os por menores de manutenção necessários para o bom andamento deste equipamento por longos anos sem eventuais avarias de grande porte.

            Apesar da sabedoria de seguir tais instruções, há inúmeros proprietários de carro que jamais abrem os manuais, evidentemente achando que entendem melhor do que o fabricante o que é a melhor manutenção. Podemos observar diariamente a mesma coisa em relação à manutenção da vida do ser humano, até dos que se chamam crente que quase nunca abrem suas Bíblias para ver o que Deus aconselha em relação à manutenção da vida. Deus deve ser considerado como o criador do homem, e assim tido como sábio em relação à manutenção da vida em paz e harmonia com Ele e com os outros seres humanos.

            Quem não faz a manutenção devida do seu carro pode não somente danificar sua condução, mas colocar em risco de morte sua própria vida, bem como a vida da sua família que anda com ele no veículo. A falta de manter os freios pode resultar em grande deficiência destes no momento em que precisa frear bruscamente para evitar um acidente. A falta de manutenção dos pneus pode fazer o carro derrapar na pista e se acidentar, ferindo ou matando inocentes.

            Amigo irmão; submete-se a orientação de Deus para evitar as tragédias espirituais.

Philip D. Walmer