>
 

Ficando Careca?

Leia: Juízes 16:6-20

            "Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar. Respondeu-lhe Sansão: Se me amarrarem com sete tendões frescos, ainda não secos, então, me enfraquecerei, e serei como qualquer outro homem. Os príncipes dos filisteus trouxeram a Dalila sete tendões frescos, que ainda não estavam secos; e com os tendões ela o amarrou. Tinha ela no seu quarto interior homens escondidos. Então, ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Quebrou ele os tendões como se quebra o fio da estopa chamuscada; assim, não se soube em que lhe consistia a força. Disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim e me disseste mentiras; ora, declara-me, agora, com que poderias ser amarrado. Ele lhe disse: Se me amarrarem bem com cordas novas, com que se não tenha feito obra nenhuma, então, me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Dalila tomou cordas novas, e o amarrou, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tinha ela no seu quarto interior homens escondidos. Ele as rebentou de seus braços como um fio. Disse Dalila a Sansão: Até agora, tens zombado de mim e me tens dito mentiras; declara-me, pois, agora: com que poderias ser amarrado? Ele lhe respondeu: Se teceres as sete tranças da minha cabeça com a urdidura da teia e se as firmares com pino de tear, então, me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Enquanto ele dormia, tomou ela as sete tranças e as teceu com a urdidura da teia. E as fixou com um pino de tear e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Então, despertou do seu sono e arrancou o pino e a urdidura da teia. Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força. Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele."

          Barney sempre foi orgulhoso de seu cabelo espesso, ondulado. Mas então ele começou a perdê-lo. Finalmente apenas um fio de cabelo solitário permaneceu no topo de sua cabeça brilhante. Uma manhã Barney acordou, olhou para o seu travesseiro, e ficou chocado ao ver que o último cabelo ali. Saltando para fora da cama, ele desceu correndo as escadas gritando: "Marta, Marta, eu estou careca!"

             Isso me lembra do cristão que começa a brincar com as coisas do mundo. Ele fica cada vez mais e mais profundo no pecado, deslizando lentamente para longe do Senhor, mesmo sem saber o que está acontecendo. Não é até que ele tenha tido alguma experiência surpreendente, talvez devido à disciplina de Deus, que ele vê sua verdadeira condição. Quando de repente trazido sob a poderosa busca - luz da Palavra de Deus, o enganado fica chocado ao perceber o quão sutil e enganosamente Satanás tem arrancado seu poder espiritual e discernimento.

           TV, cinema, e em casa hábitos de vídeo revelam o quanto algumas pessoas têm escorregado. Palavras sugestivas e temas imorais, uma vez considerados ofensivos, são tolerados como entretenimento aceitável.

         Para evitar o tipo de choque que experimentou Barney, é importante examinar a nós mesmos diariamente. Diga, você está ficando careca espiritualmente? - Richard De Haan

Ó Senhor, ajuda-nos a reconhecer

Quando começamos a comprometer,

E nos dá força para seguir adiante

Com o que sabemos ser certo e verdadeiro. - Sper

Pensamento do Dia: Na maioria das vezes, caindo em pecado não é um desastre, mas um vazamento lento.