>
 

Precisa Alguma Coisa?

            "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mateus 7:7-8)

            Como qualquer ser humano, sempre necessitamos alguma coisa. Até o mais rico pode pensar que há algumas coisas que ele também necessita; e talvez há. Contudo, existe a necessidade de comparar qualquer necessidade ou suposta necessidade de forma que determina se aquilo é realmente uma necessidade real ou apenas alguma coisa que deseja por qualquer motivo fútil. Usei no início deste devocional a palavra "necessidade". Esta palavara é importante e precisamos chegar ao pleno entendimento do que é uma necessidade real. Por exemplo, alguém com uma boa casa poderia começar deseja ter uma casa bem maior, mas seria difícil justificar a real necessidade dela. Ou já tendo um bom, confortável e confiável carro deseja ter outro maior, melhor e mais luxoso que dar ao seu dono um status entre familiares, vizinhos e amigos. Estes são apenas exemplos que já vi sendo executados.

            Agora, Paulo, escrevendo aos membros da Igreja de Filipos, disse: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19) O mundo hoje focaliza sua atenção de forma desequilibrada nas coisas materiais. Infelizmente este espírito tem tomado conta da vida de muitos supostos cristãos. Eles procuram apenas as coisas materiais, ignorando quase por completo as riquezas espirituais que devem de ser as mais valorizadas e procuradas. Necessidade real na definição do Apóstolo Paulo eram as coisas básicas para manter a vida.

Veja comigo como Paulo sofreu muitas privações na sua vida: "Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos." (I Coríntios 4:11-13)  Mas, apesar de tudo isto ele ainda testemunhou que estava suprido e abastado. Veja: "Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte..." (Filipenses 4:18) Ele se considerou repleto de tudo que necessitava com uma pequena oferta que veio da igreja de Filipos. Paulo não estava metido no consumismo e materialismo. Veja outra declaração dele: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." (Filipenses 4:11)

Para o cristão o que é o lucro real que ele deve almejar e regozijar ao receber? Bens materiais? Cura do corpo? Fama? Honra? Posições políticas? Vejamos o que diz a Palavra de Deus: "De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento." (I Timóteo 6:6) Paulo se refere às coisas que tem valor real, valor eterno, que não deixarão de existir ou ter valor. Tudo relacionado com a terra é temporário, provisório e jamais passará para eternidade conosco. Por tanto quando almeja algo, deve de ser aquilo que tem valor eterno. Por isso Jesus, após relatar que o mundo (gentios) procuram apenas comida, bebida e vestimenta, disse:  "... buscai [pedir], pois, em primeiro lugar, o seu reino [de Deus] e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

Philip D. Walmer