>
 

Passando Além do Passsado


Não são poucos os cristãos que passam anos de sofrimento produzido por eles mesmos, e totalmente sem necessidade. Querem sempre culpar aos outros, pois admitir que eles mesmos são os culpados por este sofrimento seria uma ofensa muito grande contra sua pessoa, no ponto de vista deles. Eles se afligem por sempre viver no passado, lembrando todas as suas próprias falhas e erros, bem como todas as ofensas que eles sofreram da parte de outros. Viver no passado é se privar de felicidade no presente, de abrir mão de produtividade, de destruir relacionamentos e ofender Deus por negar com a atitude que Ele não tem o poder de mudar sua vida.

Pedro, apesar de ser previamente advertido, negou Jesus, não apenas uma, mas três vezes. Quando ele reconheceu, afinal, o que tinha feito a Bíblia diz que: "... E, saindo dali, chorou amargamente." (Mateus 26:75) Posteriormente, após a morte e resurreição de Jesus, os discípulos foram pescar, apesar da sua atuação profissional não fisgaram nenhum peixe. Obedecendo a ordem do homem desconhecido na praia (Jesus) eles lançaram a rede no outro lado do barco e tiveram um grande apanhado de peixes. Pedro reconhecendo que o homem na praia era Jesus se lançou a nado para a praia e chegando lá havia entre Jesus e Pedro um conserto de relacionamento. O perdão que Jeus lhe oferecia fez com que ele não se afligia mais pelo erro do passado, mas com toda força e vigor lançou-se a cumprir a vontade do Senhor sem, contudo, ficar se afligindo anos a fio pelo lapso. Ele aceitou o perdão de Jesus, perdoou a si mesmo e demonstrou um Pedro transformado após o Pentecostes. Ele passou além do passado triste e falho.

Paulo, após sua conversão, podia ter lembrado os muitos cristãos que perseguiu e o fato de ser responsável pela morte de muitos deles. Talvez lembrou-se de ter segurado as capas daqueles que apredrejaram Estevão e se regozijado com a morte dele. Quantas lembranças ele podia ter da vida enquanto não abraçou o Evangelho e salvação que Cristo comprou na cruz do Calvário. No entanto, no momento em que ele percebeu o perdão de Deus ao ser chamado para uma missão especial na estrada para Damasco, ele colocou estas lembranças para traz, pois sabia que era um peso demasiado para carregar ao longo da jornada da vida. Ouça suas palavras: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão..." (Filipenses 3:13) Paulo passou além do seu passado. Paulo se sentiu perdoado. Paulo viu adiante uma missão nobre e para poder alcançar êxito nesta missão não podia mais carregar o peso do seu passado.

Pode ser que você viveu uma vida ruim, cheia de obras más, bebedeiras, imoralidade, excessos de ira e maldade, bem como atos terríveis contra outras pessoas. Quero lhe lembrar que quando você chegou a Cristo, confessou os pecados e realmente arrependeu-se, que Deus quis lhe levar para uma nova e maravilhosa vida. Se não passou ainda para além do seu passado, faço isto hoje, pois novos horizontes espirituais podem ser alcançados sendo que está livre do peso do seu passado e agora é nova criatura em Cristo Jesus.

Philip D. Walmer