>
 

Passando Além do Passado - 2


Número 2

 

                É compreensível que em considerar o passado não é apenas uma questão daquilo que você podia ter feito, mas também uma questão do que você sofreu nas mãos dos outros.

            O abuso de crianças tem alcançado patamares nunca antes visto em uma sociedade. O abuso toma várias formas, mas o abuso sexual é provavelmente o mais cruel de todos. Contudo, qualquer tipo de abuso marca a criança para sempre. Este abuso normalmente acompanha a criança para a adolescência e juventude. Não é raro que as sequelas do abuso afetam a vida do adulto, fazendo com que esta pessoa tenha dificuldades de formar relacionamentos sólidos, que terminam casamentos e joga mais crianças num mundo cruel sem um ou outro dos seus pais. Desorientadas, elas se criam com ressentimentos, amargura, ira, entre outras emoções destrutivas. Assim, elas repetem o mesmo comportamento e formam ainda outra geração de malajustados.

            Crianças e cônjuges frequentemente sofrem o abandonamento. Isto joga todos numa montanha-russa de emoções que saem totalmente fora de controle, terminando, as vezes, no suicídio, pois pensam que não há nenhuma solução para seus problemas emocionais.

            O consolo maravilhoso é que a Palavra de Deus pode ajudar qualquer pessoa "Passar Além do Passado", isto é, que esta Palavra maravilhosa orienta com respeito ao Criador de todos, que ama a todos e não quer que seus filhos sofrem os resultados de um mundo que vive sem Deus e Sua orientação. Veja o que Deus disse ao seu povo: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte..." (Jeremias 29:11-14)

            Para as crianças órfãs e abandonadas Deus leva esta mensagem: "... serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 6:18) Que coisa maravilhosa é que o próprio Deus, Criador de todos, quer se tornar o Pai de todos. "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." (João 14:18) Uma outra versão simplemente diz: "não vos deixarei sem pai."

            Quem perde um ente querido pode sentir tanto a falta daquela pessoa; procura e procura a consolação, mas frequentemente no lugar errado. Jesus, falando com seus discípulos anunciava a sua saída e os discípulos ficaram tristes, quem sabe aterrorizados, com esta possibilidade. Mas Jesus disse em João 14:16 e 26 que daria um Consolador. Ele deu na forma do Espírito Santo que todos podem receber copiosamente.

            Para passar além do passado há a obrigação perdoar aqueles que injustamente lhe trataram. Tendo perdoado suas transgressões, Cristo pode lhe dar o poder para perdoar aos outros. Quando você consegue fazer isto vai realmente passar além do passado e começar viver uma nova vida de paz, gozo e alegria. "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4:32) "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente..." (Colossenses 3:13)

            Abraçando estas promessas, e seguindo estas instruções, você pode "Passar Além do Passado".

Philip D. Walmer