>
 

Perseguição

 

Leitura: Mateus 10:16-26

"16 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

17  E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas;

18  por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.

19  E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer,

20  visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.

21  Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão.

22  Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

23  Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.

24  O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.

25  Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?

26  Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido."

 

Jesus advertiu aqueles que acreditaram Nele que os problemas viriam. E eles vieram!

Em 303 dC, por exemplo, o Imperador Romano Diocleciano iniciou um reinado de terror que seu sucessor Galério continuou até 311. Os cristãos que amaram e adoraram ao Senhor em todo o Império Romano sofreram atrocidades quase indescritíveis. Aqueles que ousaram prometer fidelidade a Jesus Cristo foram torturados, mutilados, ou mortos. Horríveis perseguições levadas a cabo pelo Estado trouxeram a morte a milhares de cristãos.

No entanto, nem toda a oposição começa nas altas esferas de governo. Mesmo hoje em dia, se os outros sabem que somos seguidores de Jesus, podemos enfrentar as diversas formas de maus-tratos e rejeição. Mas as palavras de nosso Senhor aos seus discípulos podem nos ajudar a ficar de pé. Primeiro, Ele lhes disse "... sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." (Mateus 10:16). Eles deveriam responder com sabedoria, sem malícia. E em segundo lugar, Ele disse aos discípulos que quando eles ficassem diante dos perseguidores, o Espírito Santo iria ajudá-los, a saber, o que dizer, "E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós." ( vv.19 -20)

Nós certamente não queremos enfrentar as pessoas que são hostis à nossa fé, mas quando fazemos o que podemos contar com a ajuda de Aquele cujo nome nós representamos. - Dave Branon

 

Em nossa vida diária e serviço

Sejamos verdadeiros discípulos;

Ser manso quando os outros nos machucam,

Senhor, em nós que eles possam vê-lo! - Bosch

 

Pensamento do Dia: Aqueles que vivem para Deus podem esperar problemas no mundo.