>
 

A Família Unida Em Cristo Crescerá Forte - 2

Para crescer espiritualmente você precisa:

1. DECIDIR CRESCER

Crescimento espiritual não é automático, com o passar do tempo. O autor de Hebreus, diz tristemente:

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento." (Hebreus 5:12)

Milhares de cristãos ficaram velhos sem estarem espiritualmente maduros. Você precisa querer crescer, decidir crescer e fazer um esforço para crescer.

Discipulado começa com uma decisão. Não precisa ser complexa, mas tem de ser sincera. Quando os discípulos decidiram seguir Jesus, eles não entendiam todas as implicações de sua decisão. Eles simplesmente expressaram o desejo de seguir. Jesus pegou essa simples, mas sincera decisão, e construiu sobre ela.

"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;  porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:12-13)

Observe que o texto nos diz "Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês." (Filipenses 2:12 - NTLH) Não há nada que você possa acrescentar à salvação que Jesus providenciou. Paulo está falando às pessoas já salvas sobre crescimento espiritual.

O importante a observar aqui é que Deus tem uma parte em nosso crescimento, mas nós também temos a nossa. Devemos fazer um esforço intencional para crescer.

2. ASSUMIR COMPROMISSOS

Nós nos tornamos aquilo que nos comprometemos. Buscar maturidade deve ser o nosso alvo, e a maturidade não chegará ao acaso. Não será algo incidental. Crescimento espiritual que leva à maturidade começa com o tipo de compromisso descrito em Romanos 6.13: "... Entreguem-se completamente a Deus - cada parte do seu ser - pois vocês foram libertados da morte e querem ser ferramentas nas mãos de Deus, para serem usados para seus bons propósitos."

Nossa igreja está continuamente estimulando você a assumir compromissos com Deus (seu tempo diário com ele, seus talentos e seus bens). Como ser um cristão maduro sem entregar-se completamente a Deus e à sua vontade?

Qual foi o último compromisso que você assumiu com o Senhor? Você assumiu de verdade ou já se esqueceu? Como estão os seus hábitos espirituais? Você anda ocupado demais? Descobriu seus dons e serve num ministério com um coração alegre, apaixonado e comprometido?

"Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos." (I Timóteo 4:15 - NTLH)

3. FUGIR DO ISOLAMENTO

Cristãos precisam de relacionamento para crescer. Nós nos desenvolvemos no contexto da comunhão com outros. Você precisa de Deus e você precisa das pessoas para seu amadurecimento espiritual. Você já tem uma família espiritual? Você tem prazer em se encontrar e se relacionar com o povo de Deus?

"Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos a todos a terem mais amor fraternal e a fazermos o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros...".  (Hebreus 10:24-25)

Uma das evidências do discipulado é o amor que temos uns pelos outros. "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35)

A suprema evidência do discipulado, o emblema autêntico, é um amor genuíno pelo próximo. Quando as pessoas vêem isso exemplificado no testemunho dos cristãos, através do seu viver, elas acreditarão que são verdadeiros discípulos de Cristo. Podemos pregar, orar, dar e até fazer sacrifícios, mas sem este amor, não se ganha nada, e nada importa. (1 Coríntios 13.1-3).

Conclusão: Decida crescer, assuma compromissos e fuja do isolamento. Que Deus nos abençoe!!!